quarta-feira, janeiro 19, 2011

Zork Anthology disponível no GOG.com

Como comentei no passado, uma das primeira firmas bem sucedidas no mercado de jogos para computador foi a Infocom, que desenvolvia apenas jogos do tipo aventura, em texto. Ela começou com um jogo que se tornou um clássico: Zork. A versão original foi feita em um mini-computador e precisou ser quebrada em três para caber nos micro-computadores da época. Surgiram assim os jogos Zork I, Zork II e Zork III.

Com o declínio das aventuras em texto, os jogos da série Zork passaram a ser comercializados esporadicamente, na forma de coletâneas. Uma deles foi a "Zork Anthology", de 1994. Além da trilogia original, esta coleção inclui os jogos Zork Zero, Beyond Zork e (estranhamente) Planetfall.


Eu tenho o CD do "Zork Anthology", que comprei em uma limpeza de estoque de uma lojinha de informática. O produto também está disponível na Amazon, pela bagatela de US$53,99. Os jogos Zork I a III forma disponibilizados gratuitamente em uma determinada época e ainda são encontrados facilmente na internet, embora a legalidade destes downloads seja discutível.

Ontem o GOG.com (Good Old Games) acrescentou ao seu catálogo o Zork Anthology, por US$5.99. Como sempre, o jogo é disponibilizado eletronicamente (leia-se download) e sem DRM. Alguns extras estão disponíveis, basicamente manuais e mapas.

Nenhum comentário: