segunda-feira, novembro 15, 2010

Livro do Mês: Med Ship (EBook Grátis!)

O livro do mês é Med Ship, de Murray Leinster. A Baen Book publica este livro e disponibiliza-o gratuitamente em vários formatos de eBook. Graças a isto é o primeiro livro que eu completo a leitura no meu Kindle.



O Autor

Murray Leinster (cujo nome verdadeiro era William Fitzgerald Jenkins) é um dos grandes nomes da ficção científica, apesar de pouco conhecido. Seu primeiro conto de SF foi publicado em 1919 e ele foi pioneiro em vários temas, como universos paralelos, primeiros contatos e computadores. Foi um dos poucos pioneiros do gênero a manter-se ativo após o aumento na qualidade que levou à chamada "Era de Ouro". Nos anos 60 colaborou com séries de TV e escreveu livros baseados em séries como "O Tunel do Tempo" e "Terra de Gigantes".

O Livro

Med Ship reúne as oito histórias que Leinster escreveu em torno do Dr. Calhoun, um médico a serviço do Serviço Médico Interstelar: "Med Ship Man", "Plague on Kryder II", "The Mutant Weapon", "Ribbon in the Sky", "Tallien Three", "Quarantine World", "The Grandfathers' War", e "Pariah Planet".

O Serviço Médico Interstelar é uma ONG (embora este termo não seja usado nas histórias); em um universo sem um governo central, os seus membros atuam em eventuais crises de saúde pública e, principalmente, realizam visitas periódicas aos planetas para acompanhar a atuação dos médicos locais e difundir as últimas descobertas. De uma forma geral os seus membros são altamente conceituados e, embora não tenham força oficial, suas recomendações tem imenso peso. O que não impede que em todas as histórias o Dr. Calhoun seja ameaçado de morte pelos governos dos planetas visitados.

Em suas viagens, Calhoun possui um único companheiro: Murgatroyd, um tormal. Este incrível animal, cujas características sociais ficam em algum lugar entre os gatos e os cães, aprecia café (que toma em uma pequena xícara com formato especial para sua pata) e possui um sistema imunológico muito especial.

As histórias são bastante simples e "puras". São, também, bastante arrebatadoras. Como pano de fundo vai se vendo a descrição de um universo onde os homens são a única raça pensante e a ordem das coisas é em grande parte ditada pela tecnologia das viagens especiais (na qual uma viagem entre planetas demora semanas).

Curiosidade

Conheci Murray Leinster e as aventuras do Dr. Calhoun através de livros da Coleção Argonauta (como o abaixo), publicados pela editora "Livros do Brasil" - com sede em Lisboa. A leitura destes livros durante a minha juventude era uma preocupação para a minha mãe, que temia que eu misturasse as grafias lusas com as brasileiras.


Veredito

Recomendado.

Nenhum comentário: