domingo, setembro 19, 2010

Livro do Mês: Too Many Cooks

Too Many Cooks é mais um caso do detetive Nero Wolfe, criação de Rex Stout. É também um dos poucos livros da séria a ter uma tradução brasileira (a Companhia das Letras parece ter publicado dez volumes da série).


A história começa com Nero dentro de um trem. Algo extraordinário para quem conhece os seu hábitos, que excluem a saída de casa a negócios e incluem um imenso temor a todos os meios de transporte. É claro que é uma situação especial, que é magistralmente resumida por seu assistente, Archie Goodwin:

"Eles são os 'Quinze Mestres'. São famosos. Um deles cozinha linguiças pelas quais as pessoas duelam. Se reúnem a cada cinco anos na residência do mais velho deles. Nero Wolfe é seu convidado de honra. Eles cozinharão, comerão e beberão aos montes, contarão mentiras uns aos outros, escolherão três novos membros, escutarão Nero Wolfe discursar - e, é mesmo, um deles vai morrer."

É claro que a morte não estava no programa (exceto no do assassino). E Nero Wolfe não está com a mínima vontade de resolvê-lo. Como é tradicional na série, a resolução do problema não é o foco da história. O que não impede de termos algumas boas deduções a partir de pequenas pistas e um crime cometido de uma forma excêntrica. Alguns ingredientes adicionais da receita são as personalidades dos quinze mestres e a interação de Nero com as personagens femininas e com os negros.

Esta história é considerada por alguns (entre os quais Agatha Christie) como uma das melhores da série. Não chegou a me impressionar tanto assim mas é certamente recomendado.

Nenhum comentário: