sábado, setembro 25, 2010

Antena Amplificada Philips

Embora tenha minhas restrições quanto à TV Digital no Brasil, estou com uma TV que possui o decodificador embutido. As primeiras tentativas de assistir aos canais digitais com uma antena tradicional foram totalmente frustrantes: no máximo uma imagem congelada cheia de "artefatos". Isto apesar do aparelho possuir um amplificador (LNA - low noise amplifier) na entrada da antena.

Foi aí que me sugeriram a antena amplificada da Philips, que avalio aqui.

As antenas tradicionais costumam me deixar irritado, com circuitos que parecem mais baseados em mágica que em ciência. O modelo abaixo pelo menos não tem a parabólica de plástico...


Atenção que a Philips produz também um modelo tradicional, sem amplificação. O modelo que apresento aqui é o SDV2940, com 15dB de amplificação.

A antena é indicada para instalação tanto interna como externa. Para tanto, ela vem com acessórios para fixação na parede ou em um mastro. O conector possui uma capa plástica para vedação. Segundo o manual, a superfície da antena pode ser pintada. O cabo da antena possui 6 metros, o que deve ser suficiente para a maioria dos usos.


Para alimentar o amplificador deve ser conectada uma pequena caixa ("módulo de injeção de energia") na extremidade do cabo próxima à TV. Nesta caixa é conectada a fonte de alimentação. A conexão com a TV é do tipo 75 ohms (de rosquear), se você quiser ligar em uma TV antiga com conector de 300 ohms (aquele com dois parafusos), vai precisar comprar um adaptador.

O resultado final é bom, depois que você achar uma posição adequada de instalação. Com a antena amplificada consegui pegar vários canais (mas não todos), com ótima qualidade de imagem.

Vale a pena? A antena não é exatamente barata, paguei R$130,00 nela. Alguns canais continuaram não sendo sintonizados. Embora a qualidade digital seja muito superior à analógica (nada de fantasmas), é bom lembrar que apenas uma parcela pequena da programação é em alta definição (HD). Se você já tem TV a cabo ou satélite, não vai ganhar muito em qualidade e a programação aberta é bem mais limitada que a paga. Vale se você gostar muito de algum programa disponível em HD nos canais abertos, como a Formula 1 e jogos de futebol. Eu ainda tive a infelicidade de ter como primeiro programa recebido da TV digital o horário eleitoral...

Um comentário:

Anônimo disse...

Uma verdadeira porcaria, dinheiro jogado fora!! no meu caso não deu diferença para aquelas que custam R$10,00.