quarta-feira, agosto 18, 2010

Descepções com o Mozilla Thunderbird

Como muitos usuários Windows, usei durante anos o Outlook (ocasionalmente a versão "Express" mas principalmente a versão "full"). Embora eu esteja longe de ser um usuário pesado de e-mail, a irritação com o tempo de carga do Outlook foi crescendo a cada dias.

A situação parecia ter sido resolvida quando passei a usar o Thunderbird 2.x. Apesar de alguns pequenos problemas com a formatação de e-mail (como a mania de colocar a assinatura no fim do email em replies e forwards), a carga era praticamente instantânea.

Com a versão 3 do Thunderbird a carga passou a ser demorada. Quando eu faço um forward de mensagem, a minha assinatura não é colocada e os recipientes não enxergam o meu texto.

Hoje apareceu um aviso de uma nova versão, a 3.1.2; a versão que estava rodando era a 3.1.1. Na minha ingenuidade, achei que esta atualização não traria nenhuma mudança visível. Ledo engano!

As coisas começaram mal quando ele avisou que um dos Add-ons (Lightining 1.0b1) não era compatível e foi desabilitado. Felizmente ele encontrou a versão 1.0b2 que é compatível.

O problema seguinte foi uma mudança na organização das pastas. Isto já tinha mudado da versão 2 para a 3 e eu tinha me acostumado com o novo formato, o "Unified View". Uma pesquisa em http://getsatisfaction.com/mozilla_messaging encontrou a solução: o formato é agora escolhido em "View->Folders".

Outro problema foi a mudança na apresentação de mensagens. Outra configuração (Tools->Option->Display->Formating) que foi silenciosamente alterada.

Por último, quando eu abro uma mensagem em uma aba, a lista de folders é escondida. Ainda não descobri como mudar isto de volta.

Nenhuma destas mudanças é mencionada nas "Release Notes".

São (até agora) coisas pequenas mas que podem indicar uma doença que costuma vitimar muitos softwares: o desrespeito pelas configurações do usuário. É o desenvolvedor achando que sabe melhor o que o usuário precisa e se sentindo no direito e obrigação de forçar as suas preferências.

No site que mencionei acima já aparecem alguns usuários furiosos com a 3.1.2. Ainda não cheguei neste ponto, mas confesso estar com coceira de fazer um teste com o Outlook (que de certa forma eu paguei dento do Office e não usei ainda).

Nenhum comentário: