quarta-feira, fevereiro 17, 2010

Resenha: DVD Wishbone Ash - Concerto de 20o Aniversário

O Wishbone Ash foi outro grupo que eu conheci com o já extinto "On The Rocks" (um programa belga de rock progressivo, que ficava disponível para download em MP3). A faixa que me chamou atenção foi "Blowing Free".


Algum tempo depois fiquei surpreso em encontrar um DVD do grupo aqui no Brasil. No momento ele ainda está disponível, pelo menos na Americanas. Veja a seguir uma rápida resenha do DVD.

O Wishbone Ash se destaca por um som a base de guitarras. No começo da história do grupo, os dois fundadores - Steve Upton (bateria) e Martin Turner (baixo) - testaram vários músicos à busca de um guitarrista. Não conseguindo se decidir entre Andy Powel e Ted Turner (nenhum parentesco com Martin), resolveram experimentar ter dois guitarristas e assim nasceu o seu som característico.

Após relativo sucesso de 1969 a 1973, o Wishbone Ash passou por várias mudanças de pessoal. Em 1987 a formação original voltou a se reunir e permaneceu junta até 1990, quando Steve Upton resolveu se afastar do mundo da música. Voltaram as mudanças de pessoal e atualmente existem duas bandas chamadas Wishbone Ash, uma liderada por Martin Turner e a outra por Andy Powel. Steve Upton continua afastado da música e Ted Turner segue uma carreira meio apagada, tendo participado de shows das duas versões.

O DVD contem um show de 1989, com a banda com formação original e completando 20 anos de existência.

Não é um show dos mais sofisticados, contando apenas com recursos simples de iluminação. Os quatro integrantes não são do tipo de fazer muita pose enquanto tocam (muito menos gracinhas e palhaçadas). O local está lotado de um público muito interessado, que não se sai mal ao acompanhar algumas músicas.


O som é bom (mas não perfeito) e os dois guitarristas brilham, tanto se alternando como solando em conjunto.Ao longo de 80 minutos tocam seis músicas e mais um medley. "Blowing Free" está presente, claro. Do ponto de vista vocal o grupo é competente mas não maravilhoso.


Recomendado para quem gosta de guitarras.

Como amostra do som deles, abaixo um vídeo de Wishbone Ash em 1973, tocando "Blowing Free".

http://www.youtube.com/watch?v=EeY9IRnVmk8

Nenhum comentário: