sexta-feira, fevereiro 19, 2010

Links Comentados #5

Na leva de hoje, um repositório de problemas de programação em português, o robô de Lego que resolve o "cubo mágico", Windows Phone 7 e um possível zero-day-exploit para o Firefox.

Repositório de Problemas de Programação em Português

O site não é novo e provavelmente já é conhecido pelos aficionados, mas eu só descobri ele ontem e é uma iniciativa louvável. Até onde pude perceber é (por enquanto) uma coletânea de problemas de outras competições (OBI, regionais, seletivas e sul-americanas). Os dois problemas que ataquei até agora (um da OBI e outro da Martona de Programação) me pareceram mais simples que os do Google Codejam (mas mesmo assim me atrapalhei).

O funcionamento é diferente do Google Codejam e igual a outros sites do gênero: é fornecida a descrição do problema com um exemplo de entrada e saída. Você deve enviar o fonte do seu programa, que será compilado e executado no servidor com dados de teste que você não conhece. O resultado é comparado com um gabarito e você recebe uma resposta positiva ou negativa. Minha impressão é que isto é um pouco pior para o aprendizado que o modo do CodeJam, onde pelo menos você pode examinar os dados que foram usados para o teste para ter uma ideia de onde errou. Por outro lado, ele aceita uma quantidade muito grande de linguagens (inclusive coisas como assembler, brainf**ck e intercal).

Recomendado aos fãs deste tipo de problema.

Robô de Lego que Resolve o Cubo Mágico

Você provavelmente já viu o vídeo abaixo que apareceu até no site do Estadão:



O curioso é que não encontrei muita informação adicional. Os mais desconfiados podem até achar que é fake, mas na página do autor no YouTube tem vídeos de tentativas anteriores. Uma dúvida que fiquei é se o processamento é todo feito pelo processador do Lego Mindstorms ou se o PC calcula a solução e a envia passo-a-passo.

Para quem quiser saber um pouco mais sobre o assunto, recomendo a Wikipedia e uma olhada neste site que tem uma descrição detalhada de um robô com a mesma finalidade (e que funciona autonomamente).

Uma análise com calma do vídeo deve permitir determinar que tipos de movimentos o robô consegue fazer e qual o algorítmo sendo usado, mas me falta a paciência para isto.

Windows Phone 7

Acompanho (às vezes de perto e às vezes de muito longe) a saga do Windows CE e seus derivados para PDAs (isto ainda existe?) e smartphones. A tradição tem sido mudanças de nome, ajustes na interface com operador e acréscimos de funcionalidade, mas quem desenvolvia em C ou C++ para o WinCE 1.0 encontra disponível o mesmo modelo de programação no Windows Mobile 6.5 (que é o modelo clássico de programação com a API do Windows, que eu aprendi com os livros do Petzold).

Parece que isto vai mudar no "Windows Phone 7 Series". As informações ainda não são oficiais, mas fala-se que a plataforma será restrita a aplicações .Net usando um subconjunto do .Net Compact Framework (que já é um subconjunto do framework para desktops), com exceções sendo negociadas caso-a-caso com a Microsoft. Estão até dizendo que será preciso pedir permissão para criar threads (o que me parece exagero e inadequado, principalmente considerando que o .Net possui um bom suporte a threads).

Zero-day Exploit para o Firefox?

Segundo notícia do The Register, um "pesquisador de segurança" encontrou uma falha no Firefox que permite a tradicional "excução remota de código arbitrário" e disponibilizou um ataque em um pacote de ataque automatizado vendido para "profissionais de segurança".

O "bom samaritano" já avisou que não faz parte da política da empresa dele fornecer informações antecipadas aos desenvolvedores dos softwares afetados. Não está claro se ele vai passar informações para a Mozilla ou vai obrigá-la a comprar uma licença do pacote.

Nenhum comentário: