sábado, fevereiro 20, 2010

Audio Book Gratis: Tarzan of The Apes (e outros)

Encontrei esta dica no Tecnofagia: o site AudioOwl possui uma razoável variedade de audio books gratuitos. A maioria é de textos veio do Projeto Gutenberg, foi gravada pelo LibriVox e está em inglês, mas tem um punhado de livros em português.

A leitura dos livros é feita por voluntários, portanto a qualidade varia bastante (como pode ser visto nos comentários do AudioOwl). Vou comentar aqui o audio book "Tarzan of The Apes".


Os livros de Tarzan fazem parte da minha infância. A minha mãe os comprava ocasionalmente e tentava me impedir de ler algumas versões mais antigas de um primo do meu pai (por estarem com português "errado"). O primeiro livro da série foi perdido (provavelmente emprestado para alguém que não o devolveu) e atualmente não estão está disponível em português (mesmo com o relativo sucesso do desenho animado da Disney). Embora os primeiros livros de Tarzan estejam no domínio público, Tarzan é uma marca registrada, o que pode explicar isto.

Este primeiro livro conta a história cujo resumo todo mundo conhece: como Tarzan nasceu na selva, foi criado pelos macacos após a morte dos pais, veio a ter novamente contato com o "homem branco" e se apaixona por Jane. O livro é bastante empolgante e tem um final aberto, que é resolvido no livro seguinte ("Return of Tarzan").

O site AudioOwl é bastante simpático, com uma página para cada livro com um resumo e links não somente para o download do audio book mas também para o texto no Projeto Gutemberg (útil para quem quer acompanhar o áudio com o texto) e para os verbetes da Wikipedia sobre o livro e o autor.


A qualidade da leitura me surpreendeu. Não é uma produção suntuosa como alguns audio books comerciais, mas o leitor (Mark F. Smith) tem uma dicção perfeita e uma boa entonação. A impressão que fica é de ter uma pessoa lendo o livro para vocês (ao contrário de alguns audio books comerciais onde você se sente sentado em um teatro ouvindo um ator interpretar os personagens).

Fortemente recomendado.

Nenhum comentário: