quarta-feira, janeiro 20, 2010

Resoluções de Ano Novo - Edição 2010

Com um certo atraso, vamos a minha revisão anual das resoluções do ano passado e às novas resoluções para 2010.

Embora o ano passado tenha sido profissionalmente tranquilo, não tive muito sucesso com minhas resoluções:
  • Melhorar o meu foco e tentar fazer menos coisas ao mesmo tempo: continuo muito dispersivo, o que é um dos motivos de não ter seguido minhas resoluções.
  • Repensar minha forma de trabalho, para colocar manter as pendências sob controle e reduzir o nível de trabalho para algo razoável: Consegui (finalmente) reduzir as horas semanais de trabalho. As pendências não saíram totalmente do controle, mas acho que isto foi devido mais às circunstâncias que a uma mudança na forma de trabalho.
  • Usar com regularidade um sistema de controle de versões: para tentar garantir isto eu deleguei o teste e implantação. Entretanto, não conseguimos fazer funcionar do jeito que a gente queria e acabou encostado.
  • Fazer até o fim pelo menos um dos meus "projetos maravilhosos": pelo menos consegui ir bem longe com alguns projetos, como o spoke-o-dometer e a abóbora assassina.
  • Lançar o meu segundo blog (que não vai ter nada a ver com tecnologia): já registrei no Blogger, tenho um monte de material semi pronto, mas nada de colocar no ar
  • Chegar ao Local Finals do Google Code Jam: nem cheguei perto.
Vamos às "novas" resoluções:
  • Melhorar o foco: mantenho esta resolução. Pretendo fazer uma lista trimestral de metas e resistir às tentações de começar outras coisas antes de terminar as previstas.
  • Achar um jeito de praticar alguma atividade física. Chega de ser sedentário!
  • Melhorar as ferramentas no trabalho: não somente colocar um sistema de controle de versões, mas identificar algumas ferramentas que melhorem a produtividade e a qualidade.
  • Tentar fazer um "projeto maravilhoso" por trimestre. Para quem não olhou as resoluções passadas, me refiro àquelas ideias incríveis que surgem quando estou longe do micro, fico matutando por um tempão mas acaba não tocando em frente.
  • Publicar o segundo blog.
  • Estudar o material que eu andei comprando para me preparar para o Google Code Jam. Não sei se vou participar este ano, mas não dá para deixar estes livros tomando poeira. O primeiro deles já está na mesa de cabeceira.
  • Manter o ritmo do blog: A minha meta é uma média de três posts por semana e não ficar mais de uma semana sem postar (o que é mais ou menos o que eu fiz ano passado).

Um comentário:

df disse...

Olá Daniel tudo bem ?
Você não utiliza no seu dia-a-dia um sistema de controle de versões ou utiliza com pouca frequencia ?
Só por curiosidade, qual seria a maneira de funcionar do sistema que vocês não conseguiram implementar ?
Se tiver tempo blogue um pouco mais a respeito de como você faz o seu controle de versões (ctrl+c,ctrl+v) e a sua opinião sobre essas ferramentas !
Um otimo 2010 para vc.