segunda-feira, dezembro 21, 2009

Placa FreeScale DEMO9S08LL16 - Parte 1


A placa FreeScale DEMO9S08LL16 é uma placa destinada a demonstrar os recursos do microcontrolador MC9S08LL16. Possui uma boa variedade de periféricos, onde se destaca o display LCD. A conexão a um PC para carga de software e depuração é feita através de um cabo USB comum (incluso no kit). Junto com o kit vem a Special Edition do CodeWarrior for Microcontrollers.




O Hardware

Além do microcontrolador MC9S08LL16, a placa possui:
  • Quatro botões conectados a pinos de E/S
  • Oito LEDs conectados a pinos de E/S
  • Um potenciômetro ligado a uma entrada analógica
  • Um sensor luminoso (foto transistor) ligado através de um amplificador operacional a uma entrada analógica
  • Um acelerômetro de três eixos, conectado a entradas analógicas
  • Uma capsula piezoelétrica conectada a uma saída PWM
  • LCD personalizado
Com exceção do acelerômetro e do LCD, jumpers permitem desconectar os periféricos do microcontrolador. Como a placa possui um conector de quarenta pinos (com espaçamento normal) com vários sinais do microcontrolador, é fácil montar um protótipo que envolva alguns periféricos diferentes.

Existe ainda um botão de reset e LEDs para indicar a alimentação e u cristal de 32kHz

O conector USB pode ser usado, além da carga de software e depuração, para alimentação da placa e comunicação serial. A comunicação serial também pode ser feita no padrão RS-232.

Além da USB, a alimentação pode ser feita através de uma bateria do tipo "moeda" ou por uma fonte externa. A fonte externa pode ser ligada diretamente através do conector de 40 pinos (neste caso não pode ultrapassar 3.3V) ou através de um plug passando por um regulador (o que permite tensões de 7 a 35V mas limita a corrente a 500mA).

Documentação

Você pode baixar a documentação do kit do site da Freescale (aqui). O Quick Start Guide e o Lab Tutorial vem impressos, o resto está no DVD e é instalado no PC.

Um detalhe é que alguns manuais parecem não ter sido atualizados após a inclusão do acelerômetro. Nestas horas é bom dar uma olhada no esquema (que também está disponível no site).

Software

O CodeWarrior é um ambiente de desenvolvimento Assembler, C e C++ bastante conhecido, principalmente no mundo Macintosh. A firma que o desenvolveu foi incorporada dez anos atrás pela Motorola e atualmente o CodeWarrior é desenvolvido pela Freescale.

A Special Edition limita o código compilado a 32 KBytes (o que é o dobro do que o MC9S08LL16 dispõe).

Os exemplos fornecidos são um ponto de partida para conhecer a placa, mas não são particularmente reaproveitáveis nem exemplos de programação sofisticada.

Nenhum comentário: