domingo, dezembro 06, 2009

Os Álbuns dos Beatles - The Beatles


"The Beatles" é o primeiro álbum de verdade após "Sargent Pepper's", já que "Mystery Magical Tour" não foi concebido como um álbum. No lugar da capa repleta de detalhes de Sgt Pepper's, uma capa completamente branca, com The Beatles em relevo (a imagem ao lado é da capa do CD, onde o relevo foi substituído por impressão em cinza), o que lhe valeu a alcunha de "Álbum Branco".

Foi na gravação deste álbum que o ambiente no estúdio se deteriorou. Mais do que nunca as músicas são de um único Beatle, com os outros apenas trabalhando como banda de apoio (e nem sempre de boa vontade). Não estava mais lá Brian Espstain e muitas outras coisas estavam na cabeça deles. Parte das composições foi feita na Índia, onde os Beatles foram estudar meditação transcendental. John estava iniciando seu namoro com Yoko, e preocupado em mostrar um lado mais intelectual. Ele também rompeu um costume da banda, ao levar Yoko para o estúdio (o que não foi bem recebido pelos demais).

O resultado foi um álbum duplo, com músicas das mais diversas. George Martin já afirmou várias vezes que sua preferência era por um álbum simples, mais coeso, descartando as composições mais, digamos, incomum. Como muitos fãs eu respeitosamente discordo; a variedade do Álbum Branco é o que o eleva acima de um simples disco com boas canções.

Vamos às músicas.

Back In The U.S.S.R

Um rock enérgico de Paul, que ele ainda costuma incluir nos seus shows. Ringo não participou da gravação, por estar brigado com o resto do grupo, quem tocou bateria foi Paul.

Dear Prudence

Uma música gentil de John, inpirada pela irmã de Mia Farrow que os acompanhou à Índia e ficava o tempo todo trancada no quarto. Novamente Ringo não participa e Paul assume a bateria.

Glass Onion

Composta principalmente por John, faz ironia com os fãs que procuram significados ocultos nas letras das músicas. É uma música bem psicodélica, com vários efeitos e instrumentos.

Ob-La-Di, Ob-La-Da

Uma espécie de reggae composta por Paul e detestada por John.

Wild Honey Pie

Uma brincadeira de Paul, que toca todos os instrumentos, que acabou indo parar no disco.

The Continuing Story if Bungalow Bill

Uma gozação de John com uma das pessoas que conheceu na Índia. O coro inclui Maureen (então mulher de Ringo) e Yoko.

While My Guitar Gently Weeps

Talvez a mais bela música composta por George, é uma música que brilha tanto em versões acústicas (como a demo original de George) como em versões mais pesadas. Para tocar o solo George chamou um amigo - Eric Clapton.

O YouTube tem várias versões matadoras desta música. Por exemplo, a versão abaixo tem a presença de George Harrison, Ringo Starr, Eric Clapton, Phil Collins, Elton John and Jeff Lyne.

http://www.youtube.com/watch?v=0ITrQXES8kU

Happiness Is a Warm Gun

Criação de John, com ajuda de Paul, mostra a flexibilidade da voz de John e a capacidade dos Beatles de trabalhar com ritmos mutantes.

Martha My Dear

Uma música saltitante de Paul (que é o único Beatle que participa da faixa). O título se refere à cachorra de Paul, mas acredita-se que alguns versos da letra se referem a sua antiga namorada Jane Asher).

I'm So Tired

Música de John, escrita quando estava com insônia e gravada às 3 da manhã.

Blackbird

Bela canção acústica de Paul. Além da voz de Paul (sobreposta com ela mesma) e do violão, o acompanhamento consiste em um metrônomo e alguns sons de pássaro. Paul a escreveu pensando nos conflitos sociais que estavam explodindo nos EUA.

Piggies

Composição de George, provavelmente inspirada por A Revolução dos Bichos.

Rocky Raccoon

Uma história de cowboy de Paul. O trecho de piano é de George Martin e gaita é de John Lenon.

Dont Pass Me By

A estreia de Ringo como compositor.

Why Don't We Do It In The Road?

Uma música curta de Paul gravada por ele e Ringo sem os demais Beatles (o que chateou John). A wikipedia explica a inspiração.

I Will

Uma doce balada de Paul, escrita para sua futura esposa, Linda.

Julia

Uma canção acústica, delicada e sentimental de John, escrita em homenagem à mãe dele (que morreu atropelada quando ele tinha 17 anos). É um caso único de uma gravação de John sem nenhum dos outros Beatles.

Birthday

Composta composta conjuntamente por Paul e John, que dividem os vocais.

Yer Blues

Música de John, gravada de uma forma simples, reminiscente das primeiras gravações dos Beatles. Posteriormente John tocou esta música como parte das gravações de "The Rolling Stones Rock and Roll Circus", acompanhado de Eric Clapton, Keith Richards e Mitch Mitchell:



Mother Nature's Son

Mais uma música acústica de Paul gravada sem a presença dos outros Beatles.

Everybody Has Something to Hide, Except For Me And My Monkey

Música de John, com guitarras estridentes. Segundo John, a música se refere a ele e Yoko.

Sexy Sadie

Música de John, é uma crítica ao Maharishi Mahesh Yogi com quem os Beatles foram estudar meditação transcedental.

Helter Skelter

Paul resolveu fazer uma música o mais alto e "suja" possível. E a voz dele vai longe...

Long, Long, Long

Uma canção de amor de George que mistura vários tipos de música.

Revolution 1

Os Beatles publicaram três músicas com o nome "Revolution", todas composição de John. Revolution 1 foi a primeira gravada, com um som lento e denso marcado por um violão.

A versão mais conhecida não está no álbum. Lançada em compacto com o nome de apenas Revolution, esta versão foi acelerada a pedido dos demais Beatles e tem como destaque a guitarra bem distorcida. O vídeo abaixo foi feito para divulgar o compacto e consiste em vocais ao vivo (daí Paul dar o grito inicial que no disco é dado por John) sobre instrumentos pré-gravados (reparar que tem o som de um orgão mas nenhum aparece no vídeo):



Honey Pie

Música de Paul, imitando música antiga. George toca baixo e o solo de guitarra é de John.

Savoy Truffle

Música de George a respeito do "vício" de Eric Clapton por chocolates. Arranjo de primeira.

Cry, Baby Cry

Música de John. No final tem um pequeno trecho de uma música de Paul ("Can you take me back").

Revolution 9

A terceira e mais estranha versão de Revolution, é uma colagem de sons (particularmente uma voz repetindo "number nine") resultado da influência de Yoko sobre John. Paul não participou da criação desta faixa.

Good Night

Fechando o álbum, uma música orquestral (propistalmente exagerada) com vocal de Ringo. O autor da música? John Lenon, que originalmente a criou como uma canção de ninar para seu filho Julian.

Nenhum comentário: