sábado, agosto 29, 2009

Utilitário do Mês: aTunes

Durante muito tempo o "finado" Sonique era o meu tocador de música no PC. Quando mudei de micro no trabalho acabei não o instalando e passei a usar o Windows Media Player, mas não estava muito satisfeito. Procurando alternativas, acabei achando o aTunes.

O aTunes é um tocador e organizador de música. É um software livre multiplataforma, cheio de recursos. A tela principal (com as várias subtelas ligadas) tem a seguinte aparência (clique para ampliar):

Reparar que a interface e as informações estão em português (ocasionalmente macarrônico). Vários idiomas podem ser selecionados nas preferências.

As músicas são organizadas em uma biblioteca (figura da esquerda), a partir da qual se montam as listas de execução (à direita):

A parte mais interessante são as informações de contexto, obtidas automaticamente da internet: Artista, Album, Canção, Semelhante e YouTube:

A aba YouTube permite inclusive baixar o vídeo (sem precisar abrir um navegador ou executar um outro programa).

Outro recurso embutido no aTunes é um "rippador":


O aTunes possui ainda alguns recursos para sincronizar com um dispositivo (como um tocador MP3), desde que ele sejá acessível como um diretório no SO. Não utilizei este recurso até agora.

O aTunes tem funcionado muito bem até o momento. Meu único porém é a falta de documentação, o que obriga a ficar explorando o software para achar os recursos e descobrir como funciona.

O download pode ser feito através do site oficial: http://www.atunes.org/

Recomendado.

Nenhum comentário: