sexta-feira, agosto 28, 2009

TechEd 2009 - Dia Três

Terceiro e último dia, mais cinco palestras assistidas:

Melhores Práticas no Desenvolvimento WPF e Novidades do WPF 4.0

Mais uma palestra sobre Windows Presentation Foundation, focada principalmente em desempenho. A Microsoft está apostando bastante na WPF, a utilizando inclusive na interface com operador do Visual Studio 2010.

Uma preocupação para o desenvolvedor WCF é não deixar a aplicação "pesada" demais e este foi o principal tema desta palestra de Bruno Sonnino.

Segurança no Desenvolvimento Web: Novas Defesas

Fiquei um pouco decepcionado com esta palestra do Mauro Sant'Anna. Apesar do conhecimento e habilidade do palestrantes, ficou com um jeitão de material antigo. Os pontos discutidos foram os de sempre: SQL injection e Cross-site Scripting; as novas defesas são versões mais recentes de ferramentas automáticas de análise de código, agora mais integradas com o Visual Studio.

Dicas e Truques: Torne suas Queries Mais Rápidas e Eficientes

Foi a palestra que mais gostei no dia. Embora o assunto também não fosse novidade, Luciano Caixeta Moreira apresentou com bom ritmo uma sequência de demonstrações muito claras e precisas. Conseguiu prender a minha atenção do início ao fim, não desperdiçou nem estourou o tempo e saí com vários pontos importantes fixados na memória.

Paralelismo com .Net FX 4.0 e VS 2010

Como de costume, o Fabio Faluppo conseguiu encaixar uma palestra de nível mais elevado e até mostrar um pouco de código C++. Nestes dias em que processadores multi-core estão virando o default, processamento paralelo deixa definitivamente de ser assunto de laboratório e caminha para aplicações mais corriqueiras. O .Net FX 4.0 e o Visual Studio 2010 apresentam novas APIs e bibliotecas para simplificar o desenvolvimento de aplicações paralelas. Continua sendo necessário um conhecimento específico de paralelismo, mas pelo menos dá para abstrair alguns detalhes mais trabalhosos da programação paralela.

Visão Geral do WCF e do WF no .NET Framework 4.0

WCF (Windows Communication Foundation) e WF (Windows Workflow Foundation) são outras duas tecnologias introduzidas no .Net Framework 3.0 (junto com o WPF), que também ainda tem aceitação reduzida.

A WCF unifica os diversos modelos de comunicação disponíveis originalmente no .Net Framework (como Web Services, Remoting e Message Queue). Na primeira parte da palestra Rafael Godinho falou nas melhorias que virão com o .NET Framework 4.0. São melhorias incrementais, que simplificam a configuração, oferecem novas opções de localização e roteamento de serviços e melhoram o suporte a RESP.

Na segunda parte da palestra, foram apresentadas as novidades no WF que é uma tecnologia para definição, execução e gerenciamento de workflows. A versão 4.0 traz uma revisão completa do modelo de programação, do runtime e das ferramentas. Como consequência, a compatibilidade com as versões anteriores é obtida mantendo as duas versões em paralelo, com as componentes da nova versão ficando em em namespace e assemblies diferentes.

Conclusão

Foram três dias bastante corridos, e eu assisti a um conjunto bastante sortido de palestras. Algumas muito boas, algumas médias, mas nenhuma que eu considerasse ruim. Como de costume, estas palestras não são treinamentos dos quais se sai com conhecimentos completos. As boas palestras mostram alguns highlights e motivam o público a procurar mais detalhes e considerar um uso experimental ou prático do que foi mostrado.

A infraestrutura e organização foi média, nenhuma grande reclamação e nada que maravilhasse. A localização era boa, mas algumas salas eram um pouco pequenas ou apertadas ou desconfortáveis. O sistema de controle e registro de entrada nas salas (usando coletores de dados on-line) apresentou alguns problemas no primeiro dia. Os coffee breaks foram um pouco mais confusos que de costume e a qualidade e variedade um pouco abaixo da média. O acesso a internet via WiFi foi um pouco inconstante e baseado em uma rede aberta. Os brindes de distribuição generalizada foram simples (eu bem que gostaria de um vale Windows 7); a qualidade e quantidade de brindes sorteados nas palestras variou bastante e em muitos casos não entusiasmou a plateia (em várias eram uma mochila e uma caneta).

De qualquer forma, acho que conforto, comida e brindes não devem ser os critérios principais para decidir a participação em um evento. E, no geral, o evento certamente valeu a pena.

Nenhum comentário: