quinta-feira, agosto 27, 2009

TechEd 2009 - Dia Dois

Neste segundo dia, cinco palestra de assuntos diversos.

Dicas e Truques no SQL Server 2008

Uma palestra média, focada em alguns poucos recursos do SQL Server 2008:
  • Particionamento de base de dados em vários arquivos em função do conteúdo dos registros. Isto facilita o tratamento de bases extensas e permite colocar partes mais recentes ou vitais da base em unidades de disco com melhor performance ou mais redundância.
  • Compactação das partições por registro ou página, para reduzir o consumo de disco.
  • Gerenciamento de recursos (Resource Governor), permite definir limites de alocação de memória e processador em função de critérios como a base sendo acessada ou o usuário.
Desenvolvendo Aplicações com as Novidades do Windows 7

O Windows 7 trás alguns novos recursos que podem ser utilizados por aplicações, principalmente relacionados com o taskbar. A palestra de Bruno Sonnino focou no uso de alguns destes recursos em aplicações .Net, através do Windows API Code Pack, com demonstrações muito didáticas.

Por um lado esta palestra me faz prever aplicações com recursos muito bonitos e úteis. Por outro lado, estes recursos estarão disponíveis somente no Windows 7, o que certamente segurará alguns desenvolvedores.

Estenda seu Web Server: O Que há De Novo no IIS 7.5

Esta é uma das palestras que eu optei mais por falta de opção melhor que por identificação com o tema. O IIS 7.5 é a versão que virá com o Windows Server 2008 R2 e com o Windows 7 e a palestra foi mais voltada para os chamados "profissionais de TI" que para desenvolvedores. Ou seja, se focou mais em aspectos de administração do IIS.

O resumo da palestra, também pontuada por demonstrações bem didáticas de Paulo Teixeira e Guilherme Carnevalle, é que com o IIS 7.5 ficará bem mais fácil instalar e gerenciar um servidor Web.

Compatibilidade de Aplicações com Windows 7

Um dos fatos marcantes do Windows Vista foi abrir mão da compatibilidade com o XP principalmente em nome de maior segurança. O Windows 7 não trás grandes incompatibilidades com o Vista e até melhora a "experiência do usuário" no tratamento das incompatibilidades com o XP. Por este motivo, a palestra de Caio Chaves Gracez dedicou grande parte do tempo a problemas de compatibilidade já existentes no Vista. Outro ponto abordado que não é específico ao Windows 7 é o IE 8, que apresenta incompatibilidades com as versões anteriores principalmente por aderir melhor aos padrões.

A baixa aceitação do Vista permitiu a muitos desenvolvedores ignorarem problemas de compatibilidade. Se o Windows 7 confirmar o sucesso esperado, vamos ter um pico de projetos de correção de problemas de compatibilidade.

Dicas Práticas de WPF para Desenvolvedores Windows Forms

Esta palestra se propunha a mostrar vinte detalhes práticos do desenvolvimento de aplicações WPF através de pequenos exemplos. Infelizmente Carlos Mattos não conseguiu gerenciar bem o tempo da palestra que acabou sendo muito corrida na segunda metade.

A WPF é um certa incógnita para mim. Para quem não sabe do que se trata, a WPF é uma plataforma para desenvolvimento de interfaces com o usuário mais vistosas, introduzida no .Net Framework 3.0. Existem dois grandes problemas: o modelo de programação é muito diferente do Windows Forms e exige bastante do hardware. É parte integrante do Windows Vista, Windows Server 2008 e sucessores e pode ser adicionado ao Windows XP SP2 e Windows Server 2003.

A WPF impõe uma decisão ao desenvolvedor: Windows Forms ou WPF. Escolhido um caminho, passar para o outro é uma tarefa complicada.

A necessidade de compatibilidade com máquinas mais antigas e a curva de aprendizado da WPF fizeram com que a grande maioria dos desenvolvedores ficassem no Windows Forms. É mais uma coisa que poderá mudar com a aceitação do Windows 7.

Nenhum comentário: