sexta-feira, junho 12, 2009

Música na Wikipedia e YouTube

Peguei a mania de ao escutar música no micro sair procurando o artista ou a música no Wikipedia e no YouTube.

Normalmente a Wikipedia possui uma boa biografia de músicos e bandas. A quantidade de informações sobre álbuns varia bastante. Páginas para músicas específicas são mais raras e poucas contem informação relevante.

O YouTube é bastante divertido. Apesar da qualidade dos vídeos ser baixa na maioria dos casos, dá para encontrar uma quantidade imensa de curiosidades (pelo menos enquanto os donos dos direitos autorais não partirem para a briga). No meu Firefox tenho o YouTube na lista de buscadores e a extensão DownloadHelper para salvar os vídeos.

Comecei a usar recentemente o "tocador" aTunes que apresenta informações sobre o artista obtidas na Last.Fm e vídeos relacionados no YouTube. Futuramente faço uma crítica mais completa deste software.

Aqui seguem os links para algumas curiosidades que achei no YouTube:

Genesis - Rock Progressivo
Peter, Paul and Mary - Folk
Roling Stones
  • Paint It Black, data ignorada mas com a banda bem novinha e com Brian Jones
Diana Krall - Jazz & Blues
  • Crazy, com o maridão Elvis Costello e a figuraça Willie Nelson.
Allman Brothers - Southern Rock
O YouTube é também um bom lugar para quem quer aprender a tocar:
E guardei para o fim uma pequena joia. A banda Focus era bem conhecida na minha juventude, particularmente o álbum Moving Waves que contem a indescritível Hocus Pocus. Para ouvir nas caixas, não no fone de ouvido.

Editado às 10:15: problemas de formatação no final do texto, que não aparecem no editor do Blogger. O motivo eram uns tags <span>. Já não basta os problemas com spam, agora tenho que me preocupar com span!

Editado novamente em 11/nov/09: corrigido um erro no texto e acertado o parágrafo anterior (pois o editor do Blogger considerou o tag span literalmente).

Nenhum comentário: