sábado, maio 09, 2009

Livro de Abril: Might As Well Be Dead

mencionei anteriormente o detetive Nero Wolfe, criado por Rex Stout. As histórias são daquelas em que a interação entre os personagens é mais importante que descobrir o assassino.

Não lembro de quando li o primeiro livro, mas deve fazer mais de 7 anos. Stout escreveu uma quantidade bastante grande de livros, que nem sempre estão disponíveis nas livrarias. Aos poucos estou tentando completar a coleção; comprei recentemente este exemplar na Amazon e apreveitei a minha viagem para lê-lo. Esta edição é um pouco maior (e mais cara) que um pocket book, mas tem a vantagem de ter a letra um pouco maior (algo importante para quem já passou dos 40).

Não é das melhores estórias de Nero Wolfe, mas todos os elementos clássicos estão nela e o mistério me cativou mais que a média. Nero Wolfe é contratado por um ricaço que brigou com o filho muitos anos atrás e agora descobriu que estava errado e quer re-encontrá-lo. Parece ser um caso tolo, do tipo que Nero Wolfe normalmente recusa. Até que o jovem sumido é encontrado na cadeia, prestes a ser condenado por assassinado. E os corpos se acumulam, à medida em as tentativas de obter pistas fracassam.

Um ponto relevante nas histórias de Nero Wolfe é que elementos como perseverança, sorte e (mais raramente) truques são muitas vezes tão decisivos quanto a genialidade (incontestável) do detetive. A forma como este caso em particular é "quebrado" pode parecer simples quando comparado aos raciocínios turtuosos de um Poirot, mas é certamente bem mais realista e crível.


Resumindo, não é um livro que ilustra todo o brilhantismo de Rex Stout ou Nero Wolf, mas é muito agradável de se ler e com um mistério bastante sólido.

Nenhum comentário: