terça-feira, abril 14, 2009

Microsoft Cancela Bar no Campus

A notícia correu no final da semana: a Microsoft cancelou o plano de ter um bar no seu campus em Redmond. O motivo informado por um porta-voz foi que eles concluíram que um bar não é um ambiente apropriado para uma empresa.

Os Links

Para quem quiser ver o que parece ser o post original:

http://www.techflash.com/microsoft/Microsoft_cancels_plans_for_on-campus_pub__42823757.html

Tem um follow-up:

http://www.techflash.com/microsoft/Microsoft_workers_form_group_to_save_canceled_campus_pub42874352.html

A inevitável discussão no Slashdot está aqui: http://slashdot.org/article.pl?sid=09/04/11/224237

Um Resumo

Há mais de um ano, a Microsoft fez uma concorrência para conceder a concessão de um prédio em seu campus para a montagem de um bar. Três dias antes da inauguração, a Microsoft enviou uma carta cancelando o aluguel do prédio. A carta não explicava os motivos, mas um porta voz disse que a Microsoft mudou de ideia por achar que um bar não seria um ambiente apropriado. Os responsáveis pelo bar estão desolados.

Alguns Comentários Meus

É claro que nada justifica o cancelamento em cima da hora, após um significativo investimento da empresa selecionada.

Mas é curioso ver a Microsoft ser retratada como uma empresa conservadora. Para mim parece que foi ontem que eram um bando de hippies cabeludos que enchiam a IBM de preocupação:

Historic Microsoft staff photo at its inception, December 7, 1978.
Uma coincidência interessante é que na semana passada estive em uma feira de tecnologia. Várias empresas serviam bebidas alcoólicas (uma delas montou o stand como um bar). Entretanto, uma multinacional muito conhecida, onde tenho vários amigos, só tinha bebidas não alcoólicas para os visitantes. Mais ainda, a recomendação para os funcionários foi de não consumir bebidas alcoólicas no stand, ou mesmo segurar um copo com bebida alcoólica dentro do stand. Normas da matriz, muito bem aceitas e respeitadas pelos funcionários e visitantes, diga-se de passagem.

Minha opinião é que não se trata de uma simples decisão de um gerente mal humorado. Acho que é o retrato de uma mudança da forma como as bebidas alcoólicas são vistas pela sociedade. E não se trata de uma questão moral ou religiosa, do tipo "beber é errado". É uma reação à constatação dos efeitos ruins para pessoas, famílias, empresas e a sociedade em geral, e aos custos associados. É algo parecido com o que aconteceu com o cigarro, que ao longo do último século passou de algo "cool" para ser visto como uma droga viciante que mata pessoas e sobrecarrega o sistema de saúde pública.


Para encerrar, o link para a referência obrigatória sobre o risco da bebida no desenvolvimento de software: http://xkcd.com/323/

Nenhum comentário: