sábado, dezembro 27, 2008

Tintim no País dos Sovietes

Os álbuns do Tintim fizeram parte da minha infância. Naquele tempo eram livros caros, de capa dura; li a maioria deles emprestados por um vizinho. Este ano a Cia das Letras lançou dois números inéditos no Brasil: "Tintim no País dos Sovietes" (a primeiro de todos, que comento aqui) e "Tintim e a Alfa-Arte" (o último, que foi lançado incompleto postumamente).


O grande destaque visual das histórias do Tintim sempre foram os detalhes perfeccionistas dos desenhos (por exemplo, li uma vez que Herge mandou seus assistentes fotografarem a porta de um avião que aparecia parcialmente no fundo de um quadrinho do "Vôo 714 para Sydney", para garantir que estivesse correta).

O que eu não sabia é que os primeiros álbuns foram todos revisados e redesenhados. e somente aí ganharam as cores e detalhes que eu conheci. A exceção é - você já deve ter deduzido - justamente o "Tintim no País dos Sovietes". Originalmente publicado em 1929 e 1930 em um suplemente infantil de um jornal belga, foi publicado como álbum brevemente em 1930. Só voltou a ser republicado em 1973, na forma de facsimile.

É este facsimile que a Cia das Letras traduziu. O resultado é um álbum bem mais longo que os demais, com 137 páginas, porém com um traço mais grosseiro em preto-e-branco:


O enredo também é um pouco diferente dos demais álbuns, com críticas muito diretas ao comunismo (a crítica social e política está presente na maioria dos álbuns de Tintim, exceto pelos produzidos durante a ocupação da Bélgica pelos nazistas, porém de uma forma mais refinada).

Apesar do número maior de páginas, fica uma impressão de repetição, com Tintim sendo capturado e fugindo inúmeras vezes.

A grande pergunta é: compensa comprar este álbum? Certamente não para quem ainda não conhece Tintim; neste caso é melhor algum dos outros como "A Ilha Negra" ou "O Cetro de Ottokar". Se você já conhece Tintim, mas ainda não leu todos os álbuns, sugiro completar primeiro o resto da coleção. Para aqueles que já leram todos os demais e anseiam por mais histórias, aí sim recomendo "Tintim no País dos Sovietes".

13/01/09: Revisado o texto.

Nenhum comentário: