sábado, dezembro 06, 2008

LightScribe - Parte 1: A Tecnologia

O meu notebook traz em destaque a indicação de gravador de DVD com LightScribe. Por uma parcial coincidência, o meu novo micro no trabalho também tem um gravador com LightScribe (ele também é HP). Mas o que é LightScribe? Nesta pequena série de posts vou falar o que é, as aplicações (grátis) para uso e no SDK para quem quiser usar este recurso nos seus próprios programas.

O Que É LightScribe?

Sucintamente, LightScribe é uma tecnologia para usar o laser do gravador de CD ou DVD para desenhar figuras (ou texto) na parte superior de midias especiais. Isto permite rotular o CD ou DVD diretamente no gravador.

A Tecnologia

A tecnologia foi inventada por um engenheiro da HP e é objeto de uma patente.

A midia recebe na parte superior uma cobertura com um verniz que muda de cor quanto atingido pelo laser do gravador. Ela possui também uma marcação no anel central.

Uma unidade de gravação LightScribe utiliza um laser e mecanismo comuns, porém é capaz de usar a marcação na midia para obter precisão no posicionamento no sentido de rotação do disco (que não é crítico quando estamos escrevendo dados mas é vital para desenhar a figura).

Sob controle do software adequado, o laser é acionado nos momentos apropriados para mudar a cor de pontos específicos, desenhando assim a figura. Uma vez que as unidades tem somente um laser, é necessário virar o disco (colocar a face superior para baixo) para gravar o desenho.

A gravação é monocromática. Inicialmente estavam disponíveis somente discos com uma cor dourada que muda para um cinza escuro quando atingido pelo laser. Atualmente estão disponíveis outras cores (porém continua sendo uma cor única). Uma vez alterada a cor de um ponto, não existe volta (isto é, não existem discos apagáveis). É possível acrescentar desenhos (escurecendo pontos) mas não é possível substituir um desenho já gravado.

Cuidados e Desvantagens

É necessário alguns cuidados para evitar que a gravação se apage, porém são os cuidados já recomendados para o bom armazenamento de midias: evitar calor e humidade excessivos e a incidência contínua de luz direta. Também não é recomendada a manipulação contínua da midia, pois resídios de produtos químicos (como loções e shampoos) podem afetar a gravação.

O processo de gravação é relativamente lento, podendo chegar a 20 minutos (o que é mais demorado que gravar o conteúdo). Não é algo para ser usado em produção em série.

Para quem mora aqui no Brasil, a principal desvantagem é a midia especial, que não é fácil de encontrar e custa mais caro. Procurando na internet, achei para venda na Tecnomidia (http://www.tecnomidia.com.br). Para meus testes comprei:
  • CD-R Multilaser: 52x, veio num pacote de 10 CDs (embrulhado em celofane). Dentro do pacote, cada CD vem em um envelope branco com janela transparente.
  • DVD+R TDK: 16x, veio uma embalagem de pino (DVDs sem embalagem) dentro de uma caixa bonita.

Para ver as opções de midia LightScribe na Tecnomidia, digite "LightScribe" no box "Localize Produtos", para ver os detalhes do produto é preciso clicar em Comprar. No momento a maioria das opções está fora de estoque. A compra pela internet ocorreu sem problemas, porém devo alertar que a Tecnomidia tem uma política comercial justa mas pouco usual: o preço varia conforme a forma de pagamento (cartão de crédito, boleto, depósito, etc). Os preços apresentados podem sofret um pequeno acréscimo após a seleção da forma de pagamento. Além disso, o preço por unidade cai à medida que a quantidade comprada aumenta.

Na época em que comprei (out/08), com pagamento com cartão de crédito, saiu R$1,53 por CD e R$2,45 por DVD (lembrar que foram 10 unidades de cada). É bem mais caro que CDs e DVDs normais, mas não chega a ser proibitivo para alguns CDs ou DVDs especiais que você queira dar de presente. Os preços já subiram, efeito da "marolinha".

Links

O site oficial da tecnologia é http://www.lightscribe.com/
Mais alguns detalhes podem ser encontrados na Wikipedia http://en.wikipedia.org/wiki/Lightscribe


No próximo post vou falar sobre as opções de software.

Nenhum comentário: