domingo, dezembro 21, 2008

Alta Fidelidade nos Anos 50

Antes um aviso: as imagens que eu vou mostrar são de bem antes de eu nascer, apesar delas terem tido alguma influência na minha infância.

O termo "Alta Fidelidade" (ou Hi-Fi) é possivelmente desconhecido da maioria de vocês. Mais estranho ainda deve ser uma revista de Áudio cheia de fórmulas e circuitos, voltada para os hobbistas montarem os seus próprios aparelhos de áudio.


A imagem acima é de uma coletânea de artigos da revista Audio Engineering de 1950 a 1952. O meu pai tem também a terceira edição, com artigos de 1952 a 1955 (de onde tirei o Concrete Monster).

Ulta-Linear Williamson Amplifier


Um bom sistema de áudio de Alta Fidelidade precisa ter um bom amplificador de potência, e o Williamson era uma das principais referências. O meu pai tinha dois destes aparelhos, cada um com 20W RMS de potência, um montado por ele aqui no Brasil e outro comprado nos Estados Unidos. Estamos falando, é claro, de um a,plificador mono aural. Um dos meus primeiros contatos com eletrônica foi ajudando o meu pai a montar um kit de pré-amplificador estéreo (já com transistores) para ser ligado aos dois Williamsons. Foi com estes amplificadores que eu escutava discos na minha adolescência.

Caixas Acústicas

Outra diversão dos hobbistas era a construção de suas próprias caixas acústicas e vários artigos traziam fórmulas e ábacos para o projeto. Ábacos eram gráficos que eram usados facilitar os cálculos numa época em os engenheiros tinham que se virar com réguas de cálculo e tábuas de logaritmos.

As caixas que tenho na minha sala são de construção própria, na época do meu casamento e estão se aproximando de duas décadas e meia de bons serviços:


Limitações orçamentárias impediram a inclusão de um alto-falante de médios; o mesmo ocorreu nas demais caixas que o meu pai montou. Por outro lado, as minhas caixas ganharam o melhor acabamento, cortesia do marceneiro que fez os armários embutidos da minha primeira casa.

Até o final do século passado, um bom alto-falante estava associado ao tamanho. Alguns hobbistas se deixavam levar pelo entusiasmo, como o modelo abaixo que servia também de estante:

Nada ganha, entretanto, do Concrete Monster da figura abaixo. Infelizmente a minha mãe e a minha esposa não deixaram fazer um destes.


22/12/08 19:10: Corrigidos erros grosseiros de digitação.

Nenhum comentário: