domingo, novembro 23, 2008

Porta Puzzle Grow

Um problema para os fãs de quebra cabeça é como proteger o trabalho incacabado. Já me aconteceu de chegar em casa e descobrir que um quebra cabeça que eu vinha montando a dias tinha sido "carinhosamente" desmontado e guardado na caixa (me colocando de volta à estaca zero). A Grow comercializa um Porta Puzzle, que se propõe a ser o fim deste problema.


O Porta Puzzle é oferecido em dois tamanhos, um para quebra cabeças de até 1500 peças e outro para quebra cabeças de até 3000 peças. O preço está na faixa de R$50 a R$70. Como sou exagerado, comprei o maior (o que deu um pouco de trabalho, pois a maioria das lojas que eu consultei só tinha o menor).

Preparação

O porta puzzle vem dobrado na caixa. Uma consequência é que ficam vincos que atrapalham a montagem do quebra cabeça (estes vincos devem sumir como o uso).

O primeiro passo é inflar o tubo, o que deu bastante trabalho. A válvula é daquele tipo que tem que ser pressionado de um certo jeito para deixar passar o ar (as instruções não mencionam isto). Além disto, a tampa impede colocar diretamente uma bomba de bicicleta, o que me obrigou a exercitar os pulmões.

O modelo grande é realmente grande, com uma área de montagem de 87 x 135 cm. Embora seja de plástico, a superfície de montagem imita feltro (o que tem o efeito colaterar de grudar o pó de papelão que acompanha os quebra cabeças novos).

Teste de Uso

A foto na caixa é muito bonita, mas não é bem assim que costumo montar um quebra cabeça.


A foto abaixo é uma situação mais real de um quebra cabeça no início de montagem. No caso o quebra cabeça é de 1000 peças, que parece pequeno na área de montagem. As instruções recomendam não deixar peças soltas. Um aperfeiçoamento seria o Porta Puzzle tem um ou mais bolsos para as peças, na falta deles usei saquinhos Ziploc.


A foto abaixo é o resultado após fechar o Porta Puzzle (enrolando da direção do tubo inflado para a borda), transportá-lo um pouco (sempre na horizontal) e depois abrí-lo novamente.

Embora não tenha sido perfeito, foi bem satisfatório. Resultados melhores devem ser obtidos com o quebra cabeça mais avançado e fechando e abrindo com mais cuidado.

Conclusão

O Porta Puzzle funciona adequadamente e certamente será apreciado por quem costuma montar quebra cabeças. É uma boa sugestão para presente de Natal (possivelmente acompanhado de um quebra cabeça).

18 comentários:

Jefferson disse...

Daniel,

Nem me passou pela cabeça que isso existisse. Também monto (ou montava) puzzles e meu maior problema é ter onde deixar o puzzle por semanas enquanto estou montando. Na semana passada eu separei um lugar na cozinha para uma mesa só com essa finalidade, porque tenho dois puzzles de 1500 peças na caixa há pelo seis anos.

Anônimo disse...

Daniel!!!

Então é melhor pegar uma mesa e deixar separada só para montar os puzzle? ou vale a pena comprar aquele acessório da grow ?

Eduardogresele@yahoo.com.br

se possível responder no e-mail

Mariane disse...

Gostaria de saber se você sabe onde consigo encontrar esse porta-puzzle?! Vi uma vez na loja e nunca mais consegui encontrar.
Já mandei inúmeros e-mails para a própria grow perguntando e não obtive nenhuma resposta deles.
Sabe onde consigo encontrar?!
Obrigada,
Mariane

Daniel Quadros disse...

Mariane,

A primeira vez que vi foi na RiHappy do Shopping Continental (São Paulo, SP), não sei se ainda tem lá (no site não aparece). Eu comprei o modelo de 3000 peças pela internet na Magazine Mais, parece que eles ainda tem o modelo de 1500 peças: http://www.magazinemais.com.br/Produto.aspx?CodigoProduto=5451.

Esta foi a minha única experiência com esta loja; o atendimento foi bom. A única coisa incomum foi que solicitaram o envio de um comprovante de endereço.

Anônimo disse...

Mariane

Também estava procurando o porta quebra cabeça deste o Natal, mandei e-mail para a Grow e várias lojas e não conseguia.
Esta semana a Grow me retornou e me deu o telefone do representante no Rio. E consegui comprar o tel é (21)22329640 .

Anônimo disse...

Vendo puzzles importados. Contato pelo email/MSN: joaocba@hotmail.com

Anônimo disse...

Gente não comprem esse porta - puzze, enrolem seu quebra cabeças num tapete que vale mais!!
Comprei um porta-puzzle de 3000 peças com meu namorado, em 12 horas ele murcha horrores, isso sem estar furado!!! e tipo, fica pecinhas caindo por todo ladoo, minha casa têm peça de quera-cabeças por tudo quanto é lado, porque só de tentar pegar o porta-puzzla já são peças caindoo, ai que decepçãoo !!! Quando lembro que paguei com meu namorado 72,80 por essa m**** fico com tantoo ódio!!!!!

Anônimo disse...

A princípio a idéia e a beleza do porta puzzle é fantástica! Comprei e achei caro pelo que virou! A parte inflável é imensa e escorregadia. Ok. Vai murchando aos poucos. Deixei aberto no chão do quarto por falta de confiança em fechar, já que monto mini puzzles tb! Depois de 3 meses ele resolveu murchar e nunca mais permanecer inflado, sem ninghém ter pisado ou furado. Conclusão, retirei a parte murcha e permaneci com o feltro. Não recomendo!

Unknown disse...

Olá do outro lado do atlântico!!

Sou o Helder e sou fã de puzzles, só da Heye tenho mais de 300, fora de outras marcas. Devem imaginar como é a minha casa cheia de caixas...

Mas o que me trouxe aqui foi outra coisa. Se o tubo do rolo é insuflével e perde ar, porque gastar dinheiro nessa coisa? Eu faço assim, compro o pano, que tem de ser "felpudo" de modo a agarrar as peças bem, depois vou a uma loja de tapetes ou vinílicos para o chão e peço o tudo de cartão onde enrolam os materiais. É de borla e eles ainda agradecem, porque aqui em Portugal são obrigados a reciclar e pagam por isso. Logo fico eu e eles a ganhar. De seguida corto o tudo, que geralmente têm perto de 2m de altura. Só falta mesmo os elásticos para segurar o pano depois de enrolado e voilá. Escolham diametros de tubo superior a 15cm, porque é o ideal.
mando fotos do meu rolo a quem desejar.

boa diversão


sousa.helder@gmail.com

Daniel Quadros disse...

Helder,

Realmente é uma boa opção. Não tive problemas sérios de vazamento na parte inflável mas também nunca consegui deixar o porta puzzletotalmente inflado, sempre fica um pouco flácido.

[]

Dilma Corrêa disse...

Eu gostei do porta puzzle, fiz um quebra cabeça quando estava na casa da minha mãe. E, td vez tinha q. guardá-lo para não atrapalhar a mesa da sala de minha mãe. O macete é que na hora de enrolar vc tem que apertar o inflável para as peças ficarem bem fixas. Outra coisa que achei ótimo é a cola puzzle brilhante. Só ainda não experimentei no porta. Não sei se vai grudar por baixo.

Luiz Eugênio disse...

Daniel,
boas as discussões aqui. Pensei em comprar um para 3000, mas desisti. Vou tentar fazer algo com garrafas pet. Se der certo aviso aqui! Agora, que história é esta de dificuldade para inflar o porta puzzle? Exercitar os pulmões? Ai, ai, ai ... rs

Daniel Z disse...

Alguém aí já pensou em usar um feltro para base e enrolar com um "espaguetti", aqueles flutuadores de piscina? Acho que daria certo, heim? Também não achei esse produto muito confiável...

Glauco disse...

Acabei de terminar um de 3 mil peças onde usei o porta puzzle, tendo enrolado e desenrolado diversas vezes em mais ou menos 3 meses. Funcionou que eh uma beleza.

Perde um pouco de ar, mas foi mínimo. Apenas uma vez dei uma inflada a mais.

E realmente, não deixem peças soltas.

Anônimo disse...

Não sei se vcs já viram aqueles panos de vendedores de jóias... Pois bem, eles têm abas de pano que ficam sobre o material... então usando essa ideia... é só pedir para alguém (profissional) costurar três pedaçõs de pano nas laterais do porta puzzle e antes de enrolá-lo para guardar fecha esses panos para dentro... ficando sobre as peças e mesmo que tenham peças soltas elas não caem do porta puzzle... O problema do ar sair... NÃO DÁ PRA SER TUDO TÃO PERFEITO!!!! Mas legal elaborar algo próprio.
Abraço

Marco A. Bianchi disse...

É vantagem comprar o porta quebra cabeça para 3000 peças ? E quanto aquelas colas para fazermos um quadro do quebra cabeça, voce sabe se vale a pena ?
Se possível responda em meu e-mai:

marcoalexandrebianchi@gmail.com

Obrigado

Anônimo disse...

O porta puzzle é muito bom e eficiente. Eu tenho um para 3000 peças e monto quebra cabeças de 1000 e 1500 peças nele sem problemas. O único problema que tive foi que a parte inflável furou :( e não sei como fazer pra arrumar. Se você não for fumante vale a pena!

Unknown disse...

Olá, comprei um porta puzzle da grow de 6000 peças, mas não tem a parte inflável e quando vou guardar as peças desmontam e tenho que refazer todo o trabalho, alguém tem uma dica pra me ajudar?