sábado, novembro 15, 2008

Livro do Mês: The Sign of Four / O Signo dos Quatro

Como comentei recentemente, baixei um audibook grátis do livro The Sign of Four (também conhecido como The Sign of The Four, veja na wikipedia). A qualidade da história e da leitura me cativou de tal forma que eu passei a ouví-la toda vez que estava andando de carro.

Embora quase todos saibam que é Sherlock Holmes, a maioria nunca leu um dos livros. A relação oficial é composta por quatro livros longos e cinco coletâneas de histórias curtas. The Sign of Four é a segunda história com Sherlock Holmes escrita por Conan Doyle. O livro tem alguns elementos clássicos, como as deduções com relação ao Dr Watson logo no capítulo inicial, o uso dos "irregulares da rua Baker") e alguns personagens mais para o lado do fantástico. A história começa com Holmes e Watson acompanhando a cliente a um encontro onde são prometidas informações sobre o pai dela desaparecido há 10 anos. Não demora muito para se depararem com um homicídio. Holmes resolve o mistério antes da metade do livro, o que se segue é a procura do crimonoso (que culmina com uma perseguição de barcos a alta velocidade no Tâmisa) e a inevitável narrativa do criminoso (que neste caso é bem mais curta que em Um Estudo em Vermelho e Vale do Terror).

De quebra, o livro traz o famoso uso de drogas por Holmes para se estimular na falta de um mistério para investigar. E também um interesse romântico para Watson (que parece ser desconhecido pelos que enxergam algo mais na amizade entre os dois).

O texto em inglês pode ser baixado gratuitamente do Projeto Gutenberg, em http://www.gutenberg.org/etext/2097. Lá também pode ser encontrado o audio book, em http://www.gutenberg.org/dirs/etext05/shsof163-index.htm.

Quem preferir ler em inglês não vai precisar gastar muito. Como o texto já está no domínio público, as publicações nacionais não são caras. Tenho em casa uma versão da Melhoramentos, que custa atualmente na Livraria Cultura menos de R$25.

A Melhoramentos tem também um edição de bolso, ainda mais barata (abaixo de R$15). Em uma folheada rápida a tradução me pareceu boa. Uma curiosidade é que no início do livro Sherlock em sua depressão toca o violino ao invés de usar drogas. Provavelmente um pequena censura para o livro ser apropriado para crianças.

O Signo dos Quatro não é um livro muito longo. O texo da edição em português mostrada acima ocupa cerca de 90 páginas (tamanho meio A4).

Resumindo, The Sign of Four é uma boa pedida para quem quer começar a ler Sherlock Holmes.

Nenhum comentário: