sexta-feira, outubro 31, 2008

Audio Book Grátis: The Sign of Four

Recentemente o Efetividade.net comentou sobre a disponibilidade de audio books brasileiros. Isto me lembrou do Projeto Gutenberg, que disponibiliza não somente e-textos mas também audio books.

Eu já tinha experimentado um audio-book do Projeto Gutenberg no passado, mas a qualidade era bem ruim. De qualquer forma, resolvi fazer uma nova tentativa e baixei o audio book do The Sign of Four, de Conan Doyle, em inglês.

Este é o segundo livro do Sherlock Holmes. Lembro que não tinha este livro na biblioteca do ginásio e acabei lendo somente depois de adulto, em inglês. Quem quiser saber um pouco sobre o livro, basta olhar na Wikipedia.

Os primeiros segundos do audio book me assustaram, pois é uma voz gerada por computador dizendo "File One ...", porém a partir daí a leitura é humana e muito profissional. O inglês tem um agradável sotaque britânico, entonação perfeita e varia conforme a personagem. É para quem tem boa fluência em inglês, mas estou conseguindo acompanhar bem apesar de fazer um bom tempo que não converso em inglês (mas ouço bastante na TV).

O link para o baixar o audio book é: http://www.gutenberg.org/dirs/etext05/shsof163-index.htm. Quem quiser acompanhar com o texto escrito, pode baixar de http://www.gutenberg.org/etext/2097.

Ao contrário da maioria dos arquivos contidos no Projeto Gutenberg, o audio book não foi feito por um dos voluntário do projeto, mas sim cedido pelo Audio Books For Free, e possui direitos autorais vigentes.

O site do Audio Books For Free (http://www.audiobooksforfree.com/) possui uma boa variedade de livros, porém não é totalmente free. As versões grátis são (pelo menos nos casos que examinei) MP3 com bitrate de 8Kbps, o que eles próprios qualificam como "qualidade suportável". Um efeito deste baixo bitrate é dar uma falsa impressão de eco. Quem tiver curiosidade de ver como a qualidade varia com o bitrate, pode escutar as amostras com as várias opções. Conforme o bitrate (e a qualidade) aumentam, sob o preço (de US$5 a 8). Mesmo para baixar as versões grátis é preciso se cadastrar no site. A estrutura de preços é curiosa: se você preferir baixar um zip ao invés de vários arquivos você precisa pagar uma 'taxa de zip' de 3 dólares!

A versão do The Sign of Four disponível gratuitamente no Projeto Gutenberg é a de 16Kbps e tem uma qualidade mais que suficiente. O Audio Books For Free informa que é o narrador do audio book: John Telfer, um compositor e ator britânico.

Nenhum comentário: