sábado, setembro 27, 2008

Polyopticon

Lembrando mais um brinquedo educativo da minha infância, eis o Polyopticon:


O Polyopticon existiu por bastante tempo. O meu tio tinha um que imagino ser do início dos anos 60. O modelo acima foi comprado pelo meu pai para os netos, provavelmente no início dos anos 90. O meu modelo era algo no meio, os tubos eram cinzas, tinha uma quantidade maior de peças e dava para montar mais coisas.

Este modelo tem 8 lentes e permite montar alguns modelos de telescópio, um binóculo, um microscópio e um caleidoscópio.

A foto abaixo é uma luneta com um prisma para a imagem não parecer invertida.


O Polyopticon era fabricado pela DFV. A empresa parece ainda existir (site aqui, requer IE), mas o Polyopticon já se foi. Ainda se encontra unidades usadas a venda (procure Polyopticon no Google).

3 comentários:

Anônimo disse...

Eu tinha o modelo mais antigo, como o seu. Voce sabe o diametro das objetivas?

numa certa noite eu "descobri" as luas de jupiter com o telescopio do Polyopticon.

virginia fm disse...

Ola, vc tem o manual do seu polyopticon? Eu encontrei o meu com todas as pecas mas nao encontrei o manual. se sim podem me mandar , por favor, por email virginiafagury@yahoo.com.br
meu filho esta enloquecido!

obrigada!

Suzana Casanova disse...

Eu estou com a mesma questão da Virgínia. Você por acaso tem o manual em PDF? Precisando muuuuitooooo!!! Gratidão.
sucasanova1980@gmail.com