sábado, setembro 06, 2008

Microcontroladores - parte 12

Continuando com os exemplos, vamos examinar o MSP430 da Texas (que eu já comentei antes).

A família MSP430 tem uma arquitetura tradicional (Von Neuman) de 16 bits (registradores e unidade lógica/aritmética de 16 bits).

O microcontrolador na foto, o MSP430F2011, tem as seguintes características:
  • Clock de 10Hz a 20KHz
  • Flash de 2KBytes (para o programa) mais 4 segmentos de 64 bytes (normalmente usados para configurações e outros dados não voláteis)
  • Ram de 128bytes
  • Até 10 E/S digitais
  • WDT
  • 2 Timers
Toda a memória é acessada direta ou indiretamente através de um endereço de 16 bits:

Na figura acima, Info são os quatro segmentos de flash, Bootloader é uma área fixa de fábrica (Rom) que contém um bootloader serial e Periféricos são registradores de controle do funcionamento dos periféricos do microcontrolador.

A estrutura de registradores é bastante versátil, com 16 registradores de 16 bits:
Os registradores R0, R1 e R2 tem funções específicas (ponteiro de instruções, ponteiro da pilha e status). O registrador R3 é um pseudo-registrador que permite gerar algumas constantes comuns (como 0, 1 e 2).

Um dos ambientes disponíveis para programação C é o IAR Embedded Workbench (uma versão limitada é fornecida pela Texas junto com um dispositivo de programação e debug de baixo custo).

O IAR Embedded Workbench dispõe de uma IDE bem razoável, assembler, compilador, linker, locate e debug. Uma diferença em relação aos que vimos anteriormente é o suporte a C++.

Como de costume o IAR Embedded Workbench possui uma biblioteca padrão C e mais rotinas específicas para uso dos recursos do MSP430.

Nenhum comentário: