quarta-feira, agosto 20, 2008

Harry Potter e o Gênio de Marketing

A indústria de cinema parece ser dominada por control-freaks num mundo que cada vez resiste a controles. Já vimos fitas e DVDs inundados de trailers, teclas de avanço travadas nos DVDs players e convivemos diariamente com as infames regiões do DVD. A Warner Brothers atingiu na quinta passada (14/ago) um novo marco.

O quinto filme do Harry Potter (Harry Potter and The Half-Blood Prince) já está pronto (as filmagens em si acabaram em meados de maio) e tinha a estreia marcada para 21 de novembro de 2008. A máquina de lançamento já estava acelerando, com a liberação dos primeiros trailers e o aumento de referências ao filme e ao livro na midia.

Até que um gênio de marketing entrou em ação. Com a greve dos roteiristas de Hollywood no início do ano, surgiu o que ele identificou como uma "janela de oportunidade": poucos filmes serão lançados nas férias do verão americano de 2009. Com menos concorrência, espera-se uma maior receita. Resultado: bônus já para o gênio e o filme fica na prateleira até 17 de julho de 2009.

Uma recomendação para a WB: mantenha o filme bem trancado na prateleira. Sem abusarem das sessões especiais antes do lançamento, correm o risco de ver o filme nas banquinhas de São Paulo muito antes da data de lançamento.

Nenhum comentário: