quinta-feira, agosto 07, 2008

Cuil: O que está dando de errado

O Cuil é um sistema de buscas lançado com estardalhaço na semana passada e que está recebendo muitas e violentas críticas. O motivo é alguns erros que podem ser considerados primários para uma empresa que se gaba de ser criada e gerenciada por ex-funcionários do Google.

O Nome

Não há dúvida que hoje em dia é muito difícil achar um bom nome que ainda não seja marca registrada de alguem. Entretanto, a Cuil caprichou ao escolher um nome:
O Resultado das Buscas

A Cuil procura se destacar por fornecer resultados diferentes. Infelizmente, diferente não é a mesma coisa que pertinente. O Cuil parece propositadamente dar menos prestígio aos sites mais óbvios, como a Wikipedia. Experimentei procurar Brasil, o resultado traz "Capoeira Brasil", "Sergio Mendes Discography", "MTV Brasil", "Brazilian Embassy - Washington DC", etc:

Como comparação, experimente procurar Brasil no Google. Outros resultados estranhos foram retornados procurando 'Xuxa' e 'Xuxa Meneguel'.

Também não colaborou muito o fato do Cuil ter congestionado no lançamento.

Imagens nos Resultados

A idéia de colocar uma imagem ao lado dos resultados parece muito boa no começo. Complica um pouco quando as imagens não batem com os resultados (por exemplo, procurando Glascow, um dos resultados era 'Glasgow Centre for the Child and Society' - com uma imagem do Osama Bin Laden!). Na busca por Xuxa, as fotos dos dois primeiros resultados me pareceram estranhas - e não estavam nos links correspondentes:

A apresentação de imagens abre ainda uma caixa de pandora: as imagens inadequadas. Já imaginou você pesquisar o seu nome e aparecer uma imagem pornográfica? Isto já aconteceu com o Cuil (e antes que alguém pergunte, não foi comigo).

Concluindo

Até o momento o Cuil parece ter mais barulho que conteúdo e sua única utilidade é como diversão, vendo que coisas estranhas ele retorna. Mas pelo menos ele começou melhor que o Qtrax, que fez muito mais barulho com conteúdo zero.

Um comentário:

Anônimo disse...

whahahahahahah!!

É pq você não procurou ainda por saxa...