quarta-feira, julho 09, 2008

Código de Barras - UPC-A

A aplicação mais visível dos código de barras é a identificação de produtos no varejo. A partir da leitura do código de barras no produto, o PDV determina a descrição e o preço do produto. As simbologias UPC e EAN foram desenvolvidas exatamente para esta aplicação.

Para que esta aplicação seja possível, é necessária uma disciplina na atribuição dos códigos aos produtos. Em primeiro lugar, as simbologias UPC e EAN não devem ser usadas para codificar informações quaisquer, elas devem ser usadas somente para codificar a identificação de produtos. Estas identificações, por sua vez, devem ser criadas conforme regras rígidas. Parte destas identificações são definidas por associações nacionais e internacionais e identificam o país e a empresa responsável pelo produto (normalmente o fabricante). Uma parte é definida pela empresa, existem regras rígidas para o reaproveitamente de códigos.

O código UPC-A é o código original para esta finalidade, tendo sido desenvolvido para o mercado americano. O UPC-A codifica uma identificação com doze dígitos. Para alguns produtos o código resultante é muito longo, porisso foi criada uma versão reduzida com seis dígitos, o UPC-E. Posteriormente o sistema de numeração foi expandido para uso mundial, surgindo o EAN-13 (com treze dígitos) e o EAN-8 (com oito dígitos). Nest post vamos examinar o UPC-A, nos posts seguintes veremos o UPC-E, EAN-13 e EAN-8.

Um código UPC-A é dividido em 4 partes:
  • O sistema de numeração (um dígito)
  • O código da empresa responsável (cinco dígitos)
  • O código do produto (cinco dígitos)
  • O dígito de controle (um dígito)
O sistema de numeração indica o que o código representa:

0 = códigos normais
1 = reservado
2 = produtos de peso variável (marcados na loja)
3 = produto farmacêutico
4 = uso livre dentro da loja
5 = cupons
6 = reservado
7 = códigos normais
8 = reservado
9 = reservado

O código da empresa é definido pela UCC e o código do produto é definido pela empresa. Obs.: mais recentemente a UCC tem criado códigos de empresa com mais de cinco dígitos, com a consequente redução no número de dígitos no código de produto.

Os códigos UPC-A são um subconjuntos dos códigos EAN-13, um código UPC-A pode ser transformado em um código EAN-13 simplesmente acrescentando um zero no início. A forma de codificação dos dois padrões é a mesma, vamos vê-la na próxima parte quando falarmos no EAN-13.

Dica útil: como descobrir qual o produto associado a um código? Procure o código no Google! No caso dos códigos UPC existe uma base de dados não oficial em www.upcdatabase.com.

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