terça-feira, fevereiro 26, 2008

Código de Barras - Impressão

A impressão de código de barras consiste apenas em desenhar barras de tamanho certo no lugar certo. Simples não? Existem, porém, algumas sutilezas no processo. Indo direto ao ponto, um código de barras impresso perfeitamente tem as barras com bordas retas, largura precisa e alto contraste com os espaços, o que nem sempre é fácil de obter. Felizmente a maioria dos leitores consegue ler códigos de baixa qualidade.

Uso de Impressoras Gráficas Comuns

Impressoras comuns com capacidade gráfica podem ser utilizadas para imprimir código de barras, porém nem sempre com boa qualidade.

Um dos piores tipos de impressora para imprimir código de barras é a matricial. Um primeiro problema é a baixa resolução, o que faz com que uma barra tenha largura de poucos pontos. Some-se a isto o fato dos pontos serem redondos e temos bordas curvas e largura variável. Um segundo problema é que a impressão é feita por uma cabeça que se move na horizontal em uma carcaça que muitas vezes treme continuamente durante a impressão. Isto gera variações no posicionamento horizontal e problemas de alinhamento vertical. Por último existe a questão da fita de impressão. Quando nova ela costuma soltar muita tinta, gerando impressões borradas. À medida que vai ficando gasta, o contraste vai caindo.

As impressoras a jato de tinta estão longe de serem ideais para a impressão de código de barras, mas permitem gerar códigos bem satisfatórios. Os problemas de posicionamento horizontal e alinhamento vertical também ocorrem, porém a resolução é maior e a qualidade da impressão é bem constante durante a vida útil do cartucho. Por outro lado, dependendo da tinta e do papel pode ocorrer dos pontos sairem maiores do que o esperado, tornando as barras ligeiramente mais largas e os espaços mais estreitos.

As impressoras a laser são as que geram melhores códigos de barra entre as impressoras não específicas, apresentando boa resolução, poucos problemas de posicionamento horizontal e vertical ou de borrão.

Para imprimir um código de barras em uma impressora gráfica comum é preciso gerar a imagem do código. Isto pode ser feito através de programas específicos (como o que vou mostrar no final da série). Em algumas simbologias (mas não todas) cada caracter codificado corresponde a uma seqüência fixa de barras, o que possibilita criar uma fonte, neste caso o código pode ser gerado imprimindo diretamente o seu conteúdo com esta fonte.

Impressoras Específicas para Código de Barras

Existem impressoras específicas para quem necessita imprimir quantidades maiores de códigos de barras e/ou deseja uma qualidade maior. Estas impressoras possuem internamento as rotinas necessárias para criar as imagens do código, recebendo do micro (ou outro dispositivo controlador) comandos específicos para isto.

Um primeiro tipo são as impressoras térmicas direta, que usam tecnologia semelhante aos aparelhos de fax mais tradicionais. Estas impressoras possuem uma cabeça composta por uma série linear de elementos que podem ser aquecidos individualmente e assim gerar um ponto escuro em um papel sensível a temperatura (papel térmico). Um tamanhos típico destas cabeças é 10 polegadas, com uma densidade de 150 ou 200 pontos por polegada (6 ou 8 pontos por milímetro). Alguns modelos mais sofisticados chegam a ter cabeça de mais de 20 cm e resolução da ordem de 300 pontos por polegada (12 pontos por milímetro). Estas impressoras têm, portanto, uma boa resolução, nenhum problema de posicionamento horizontal e poucos problemas de alinhamento vertical (já que os elementos são fixo) e contraste praticamente constante. O problema desta tecnologia é a durabilidade da impressão, já que contraste vai caindo com o tempo quando o papel térmico é exposto à luz solar.

A alternativa mais profissional é a impressora de transferência térmica. Ela possui uma cabeça semelhante à térmica direta, porém a temperatura é utilizada para transferir a tinta de uma fita (ribbon) para um papel comum. Ao contrário da impressora matricial, na transferência térmica toda a tinta do ribbon é passada para o papel na primeira (e única) impressão. Isto garante uma qualidade homogênea de impressão, porém significa que para cada metro de papel impresso é gasto um metro de ribbon (independente de ter impressão).

Seguem alguns sites de fabricantes de impressoras específicas para código de barras:

3 comentários:

Anônimo disse...

Gostaria de saber como faço impressão de código de barras numa impressora jato de tinta?
Você disse que é preciso gerar a imagem do código e isto é feito através de programas específicos, quais são estes programas?
Aguardo uma resposta !!!!

Meu e-mail: capatex@uol.com.br

Daniel Quadros disse...

Usei há muitos anos atrás o B-Coder (http://www.taltech.com/products/barcode_software.html). Uma busca no Google mostra uma lista bastante grande, mas não posso afirmar nada quanto à qualidade destes softwares.

Eu pretendia criar um software meu no final da série de posts, mas acabou faltando tempo e foi parar na imensa "lista de ideias". De qualquer forma, não seria algo para uso profissional.

Anônimo disse...

Gostaria de saber qual programa eu devo baixar para gerar código de barras para meu produto, trabalho com recarga de toner e venda de cartuchos originais que já possuem código de barras. Quero criar código para recarga de tinta e toner, e ainda poder gerenciar meu estoque de maneira mais eficaz.

e-mail: atendimento@indaiaprinter.com.br