quinta-feira, julho 12, 2007

Republicando artigos meus da Sharepedia

Estou colocando abaixo links para download dos artigos que eu tinha colocado na finada Sharepedia. A qualidade dos artigos é bem variável, peço desculpas antecipadamente pela pretenção da série "Guia dos Mestres"...

Animal

Um exemplo simples (bobo ?) de uso de árvore binária: um jogo de adivinhação de animais. A árvore consiste em vária perguntas do tipo Sim / Não, onde as folhas são animais. O programa vai percorrendo a árvore (fazendo as perguntas e obtendo as respostas). Ao chegar em uma folha, pergunta se este é o animal que o jogador pensou. Se não for, pergunta qual o animal e pede uma pergunta para distinguí-lo da resposta errada. A árvoré é então atualizada com a nova pergunta e o novo animal.

Arquivo

Avisa se esqueceu disco na unidade

CDAlert é um pequeno utilitário que testa se existe disco removível quando é feito shutdown. Ilustra como descobrir as unidades existentes e seus tipos, através da API Win32.

Arquivo

Aviso (Recado tipo Post-It)

Este é um programinha simples para colocar uma mensagem na tela. A mensagem pode ser colocada na linha de comando, chamando o programa sem parâmetro é apresentado um dialogo para digitacao da mensagem. A janela com a mensagem fica por cima das demais janelas e pode ser arrastada. Para fechá-la, basta dar um double click. Ilustra algumas técnicas menos comuns de programação Windows direto com a API.

Arquivo

Desenhando em Diálogo

O objetivo deste artigo é apresentar uma forma de desenhar gráficos em uma caixa de diálogo, utilizando diretamente a API do Windows. O artigo inclui um programa exemplo que mostra um relógio de ponteiros em um diálogo.

Arquivo

Como fazer um Editor Simples

Este exemplo ilustra três formas de criar um editor simples: usando um Edit Box, usando um Rich Edit controle e "na raça". O código está em C e usa apenas o Win32 SDK .

Arquivo

Launch - demo do uso de CreateProcess

Este programa mostra como usar a função CreateProcess da API do Windows para disparar uma aplicação.

Arquivo

Lista Ligada - O Guia dos Mestres

Este artigo explica a teoria e a prática das Listas Ligadas, com atenção particular à implementação em C e C++.

Arquivo

Exemplo de Uso de ListView

Exemplo de uso de ListView com imagens, usando C + API. Nova versão implementa ordenação pelo cabeçalho das colunas. Destaque para os infames dados usados no exemplo!

Arquivo

Screen Savers - "O Gua dos Mestres"

Uma descrição bem detalhada de como funciona e como fazer screen savers. Inclui dois exemplos, um usando a biblioteca Scrnsave.lib e o outro chamando direto as API do Windows.

Arquivo

Simulação de um Computador

Um exemplo (simples) de como simular um computador. O simulador apresenta na tela os registradores e a memória de um computador hipotético. Programas podem ser entrados em linguagem de máquina ou em assembler. Interessante para quem quer aprender um pouco sobre linguagem de máquina, sobre a simulação de computadores ou mesmo sobre programação Windows.

Arquivo

Threads & Sockets: exemplo de uso

Este código mostra como usar threads e sockets para fazer uma comunicação cliente/servidor.

Arquivo

Nenhum comentário: