segunda-feira, abril 16, 2007

Comprando OnLine com Cartão de Crédito

Há muito tempo compro coisas pela Internet pagando com cartão de crédito, e acho que hoje foi a primeira vez que tive uma experiência (de uso) ruim. Muita gente tem medo de comprar pela Internet, eu tenho mais medo de comprar em loja ou posta de gasolina onde o atendente some por alguns minutos com o seu cartão (e afinal basta xerocar, anotar ou memorizar uns poucos dados para "roubar" o cartão).

O problema que tive foi um problema de usabilidade, não de segurança. A coisa começou meio estranha quando a loja virtual criou um "pré-pedido" sem perguntar sobre a forma de pagamento. No e-mail de confirmação veio um "opção de pagamento disponível em nossa página 24h após o recebimento desta confirmação". Lendo nas entrelinhas, o pedido colocado na loja é conferido (particularmente preços e estoque) antes de permitir o pagamento. Talvez seja até mais seguro, mas é diferente do que se vê na maioria das lojas virtuais.

Algumas horas depois, veio o aviso que o "status do seu pedido mudou para aguardando pagamento". É um erro clássico (no qual também caio com frequência): falar com o usuário como se estivesse falando para o compilador. De qualquer forma, quer dizer que deu tudo certo com o pré-pedido e você pode voltar ao site para escolher a forma de pagamento.

Escolhi cartão de crédito Mastercard. O pagamento em si não é feito pela loja virtual, mas sim por um site padrão de pagamento; quando clico em prosseguir aparece o aviso de popup bloqueado. Volto atrás, habilito popups para o site. Aparece o formulário para entrar com os dados, devidamente desformatado no Firefox. Entre com os dados e ... tenta abrir um novo popup (que é bloqueado, pois agora é um outro domínio). Beco sem saída, será que o cartão foi debitado? Dica para os programadores Web: a maioria dos usuários usa bloqueador de popup, os browsers mais recentes saem com o bloqueador ligado. Se possível, não use popup. Se for usar, avise ao usuário para desbloquear e coloque um link para abrir a janela se o popup for bloqueado. Tem muita gente que faz isto direito.

Consulto o cartão de crédito e parece que não foi debitado. Resolvo arriscar novamente, usando o IE com o bloqueio de popup desligado. As janelas abrem, a formatação está correta. E no final um aviso de "erro no processamento". E novo beco sem saída.

Aguardo mais um pouco e decido tentar com um cartão Visa. O site para entrar com os dados é outro. As coisas vão melhor até que aparece dois botões em branco. Clico em um deles e aparece um message box de confirmação, também com o texto em branco. Sim ou Não. Sim... e acabo de desistir! Repito tudo e clico no outro botão. Aparece uma mensagem dizendo sucesso e um número de confirmação. Mais nada. Numa das primeiras telas aparecia um comprovante bonitinho com o impresso nos PDVs; será que custava muito apresentar de novo no final, para imprimir junto com o número de confirmação?

De qualquer forma, o pagamento parece ter sido feito correto e sem duplicidade. Mas a experiência foi terrível!

Obs.: Continuo na correria, ainda não consegui escrever a próxima parte da construção de compiladores, nem retomar uns outros textos maiores que eu comecei há muito tempo atrás. Só escrevi isto porque precisava desabafar!

Um comentário:

Alex Guimarães disse...

Olá,
Gostaria que você entrasse em contato via email comigo, para que eu possa tirar algumas dúvidas sobre Certificações da Microft. Sou neofito no assunto. E gostaria muito de uma orientação sobre qual caminho a seguir para obter certificação.
Atenciosamente,

Alex