quarta-feira, março 14, 2007

Três Livros Sobre C#

No ano passado incluí na minha coleção três livros sobre C# de características bem difererentes:

Pro C# 2005 and the .NET 2.0 Platform, Third Edition
Andrew Troelsen

Um livro bastante ambicioso, que tenta descrever a linguagem C#, a plataforma .Net e o framework .Net (e ainda encontra espaço para falar de conceitos gerais sobre programação orientada a objetos). É um livro imenso (ainda estou no primeiro terço), mas que gostaria de ter lido quando comecei a aprender C#. É claro que alguns assuntos como Windows Forms, ASP.Net, ADO.Net e Web Services ficam um pouco corridos (afinal existem livros inteiros sobre estes assuntos), mas é um dos poucos livros que explica bem o básico (no sentido de fundamento não de simples).

ASP.NET 2.0 Website Programming
Marco Bellinaso

A idéia do livro é ótima: descrever a construção de um site real do começo ao fim. Cada capítulo possui três partes: o problema, o projeto e a solução. Na primeira são descritos os requisitos, na segunda são discutidas as alternativas para atendê-los e na terceira é apresentado com detalhes a implementação adotada. O código todo está disponível para download (inclusive foi adotado como um dos exemplos pela Microsoft, veja aqui) e o site está on-line em http://www.dotnet2themax.com/thebeerhouse/.

O autor não foge de assuntos complexos nem economiza linhas de código e utiliza os recursos mais recentes do C# e do ASP.Net. O único porém é a diagramação do livro que deixa a leitura cansativa.

Altamente recomendado para quem desenvolver uma aplicação Web mais real que os Next/Next/Finish dos wizards do Visual Studio.

Visual C# 2005 - A Developer´s Notebook
Jesse Liberty

Este é um livro curto, que se concentra em algumas poucas (e importantes) novidades do C# 2.0 e Visual Studio 2005 e se destaca pela parte visual (imita um caderno com direito a um quadriculado de fundo e manchas de copo). O texto é muito bom, mas nem sempre muito profundo ou completo. Resumindo, é um livro extremamente agradável de ler, voltado para quem já conhece as versões anteriores do C# e quer se atualizar.

PS: Para quem está aguardando a terceira parte da série sobre Compiladores, peço um pouco de paciência, pois as coisas estão um pouco corridas.

Nenhum comentário: