terça-feira, março 06, 2007

Fontes do DOS para Download

De vez enquando dou uma olhada no statcounter para ver por onde as pessoas chegaram a este blog, tipicamente por uma busca no google.

Uma busca curiosa foi pelos fontes do DOS. Embora até onde eu saiba a Microsoft não publicou os fontes do MS-DOS, quem estiver curioso sobre como fazer um sistema compatível tem pelo menos duas opções:
  • FreeDOS: um projeto de software livre, é usado pelo excelente DosBox para simular um PC antigo e permitir rodar programas antigos (particularmente jogos).
  • DR-DOS: tem uma história longa e curiosa. A Digital Research era a lider dos sistemas operacionais para os computadores profissionais de 8 bits com o CP/M-80. No lançamento do PC, a IBM deu preferência ao MS-DOS. Após anos tentando sem sucesso vender o CP/M-86, a Digital Research aproveitou um momento em que a Microsoft estava ocupada com os projetos do Windows e do OS/2 para lançar o DR-DOS. Altamente compatível com o MS-DOS, o DR-DOS 5 vinha com utilitários adicionais e utilizava os recursos de gerenciamento de memória do 386. A resposta da Microsoft foi o MS-DOS 5 e uma série de ações que posteriormente foram julgadas anti-competitivas (alguns documentos a respeitos podem ser vistos aqui). A Novell adquiriu a Digital Research e lançou um bundle do DR-DOS 6 com um pacote de rede local peer-to-peer (durante toda a vida do MS-DOS, a comunicação via rede local sempre foi um item a parte e que era explorado por empresas como a Novell e a Lantastic). Apesar de todo este esforço, o DR-DOS nunca conseguiu decolar e entre várias mudanças de dono acabou tendo os fontes liberados para o uso não comercial.

Nenhum comentário: