quinta-feira, janeiro 18, 2007

Livros de Dezembro

Embora o tempo estivesse curto para postar, deu para ler alguns livros.

O primeiro foi Fifth Planet, um livro obscuro de Fred e Geoffrey Hoyle. Fred Hoyle foi um astrônomo famoso e autor de um clássico da ficção científica - The Black Cloud. Em Fifth Planet, escrito em conjunto com o filho Geoffrey, aparecem alguns pontos em comum com The Black Cloud: cientistas ganhando espaço no governo, a Inglaterra em destaque no mundo e o contato com uma inteligência extra-terrestre. O livro foi escrito no começo dos anos 60 e a guerra fria tem um certo destaque que hoje soa estranho. No final das contas, uma leitura bem agradável.

Em seguida reli The Dain Curse, de Dashiell Hammett. Hammett é famoso por ser um dos "pais" das histórias de detetive americanas, seu livro mais famoso é o Falcão Maltes. Em The Dain Curse, o detetive (chamado apenas de The Continenal Op), se envolve com uma série de mortes em torno da enigmática Gabrielle Leggett. Uma boa história, com um ótimo final.

Aproveitando o embalo, reli The Thin Man (em português, O Homem Magro), também de Dashiell Hammet. É um livro estranho, a começar pelo Thin Man do título. Embora exista uma semelhança física com o autor e em uma série de televisão baseada no livro tenha associado este nome ao detetive, na história ele é o principal suspeito de um crime e só surge no final (não vou entrar em mais detalhes para não revelar a trama). O detetive é um investigador aposentado, casado com uma mulher muito mais nova. Ambos passam a maior parte do tempo bebendo. A maioria dos personagens são bastante complexos, com comportamentos excêntricos. O livro contem algumas páginas reproduzindo o relato de uma história real de canibalismo que nada tem a ver com mistério.

Nenhum comentário: