sexta-feira, janeiro 26, 2007

Adventure - Parte III

No post anterior tinhamos parado no sucesso obtido pela Sierra com as suas séries de aventuras. Vamos falar agora sobre o principal concorrente da Sierra, que levou ao que poderíamos chamar de "época de ouro" dos jogos de aventura.

Esta empresa surgiu com o nome de LuscaFilm Games e depois passou a se chamar LucasArts. Para os eventuais desligados, o Lucas no nome se refere a George Lucas famoso pelos filmes Star Wars e Indiana Jones. Ele vislumbrou o surgimento dos computadores como uma nova media para o entretedimento e resolveu fincar o pé neste mercado.

Embora a LucasFilm Games tenha gerado jogos de diversos gêneros, seus principais sucessos na década de 90 foram as aventuras. As aventuras da LucasFilm se destacavam a partir dos seus roteiros, muito bem bolados. A implementação contava com gráficos e sons impecáveis, aproveitando os avanços constantes do hardware (vídeos EGA e VGA, placas de som, drive de CD).

O primeiro sucesso foi provavelmente Indiana Jones e a Última Cruzada, baseada no filme. Embora os gráficos e sons ainda fosse toscos no PC, já apresentava uma interface gráfica característica, dispensando a digitação. A aventura seguinte com Indiana Jones foi uma das mais marcantes para mim. Indiana Jones and the Fate of Atlantis possui um rotiro primoroso e inédito (que chegou a ser considerado para um filme). Os gráficos VGA 256 cores e a trilha sonora propriciam a imersão do jogador no ambiente do jogo. A dificuldade dos problemas estava no ponto certo, pelo menos no meu caso.

Uma outra série bem sucedida foi a da Ilha dos Macacos. Em termos de imaginação e roteiro, considero o primeiro jogo da série (The Secret of Monkey Island) o melhor. Com um humor muito refinado, é baseado em uma das atrações dos parques da Disney (como os filmes Piratas do Caribe). O segundo jogo da série (Le Chuck´s Revenge) possui uma quantidade muito maior de ambientes e se encerra com um final estranho e polêmico. O terceiro jogo da série (The Curse of Monkey Island) saiu muito tempo depois e não contou com o produtor original (Ron Gilbert). O estilo gráfico e a interface de operação foram bastante alterados neste terceiro jogo, mas não tanto como no quarto (e até o momento o último) jogo da série. Escape from Monkey Island apresenta gráficos 3D ('Indispensável o Uso de Placa de Vídeo Aceleradora 3D' está em destaque na caixa). O estilo do jogo também mudou e a sequência de luta no final foi muito criticada pelos fans do jogo.

A LucasArts fez um monte de outras aventuras, entre as quais:
  • Loom - uma aventura inovadora mas que não teve sucesso suficiente para ter continuações
  • Manic Mansion e Day of the Tentacle - duas aventuras de Ron Gilbert que não tive a oportunidade de conhecer
  • The Dig - uma aventura de ficção científica, baseada em um roteiro de Steven Spielberg. O jogo é um pouco prejudicado pela instabilidade da plataforma (DOS Extender) e por pistas muito estranhas para os problemas.
  • Sam e Max Hit The Road - uma aventura muito louca, que teve uma continuação cancelada em 2004 pela LucasArts. Os projetistas estão lançando em capítulos um novo jogo com os personagens.
  • Grim Fandango - a primeira aventura da LucasArts em 3D, apesar de ter sido um sucesso com a crítica suas vendas foram consideradas baixas pela LucasArts.
A LucasArts adotou para o desenvolvimento dos jogos um esquema parecido ao da criação de filmes. Se por um lado a qualidade aumentou, o tamanho das equipes e os custos dispararam. Isto significa que os jogos precisavam vender quantidades imensas para dar o esperado 'retorno sobre o investimento'. O resultado foi que a LucasArts foi progressivamente se desenteressando pelas aventuras, preferindo se concentrar em jogos baseados no universo do Star Wars.

Para quem quiser ver a qualidade dos jogos daquilo que chamei de "época de ouro", o site ScummVM é dedicado a um interpretador para os jogos desta época. Além do interpretador, o site contem alguns jogos comerciais completos; Flight of the Amazon Queen é bem representativo dos jogos VGA.

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