sexta-feira, dezembro 08, 2006

TechEd 2006 - Dia 3

Seguem as impressões sobre as apresentações que eu assisti no terceiro e último dia (30/11/2006) do TechEd 2006.

Smart Client - Composite UI Application Block

Outra palestra bem distante do que eu faço no dia a dia, mas muito boa. O Composite UI Application Block é um dos design patterns implementados pela Microsoft e pode ser baixado gratuitamente daqui. Tirando um pouco do glamour, podemos dizer que é um conjunto de classes para facilitar o desenvolvimento de aplicações de desktop nas quais a janela principal é composta de várias partes relativamente independentes. As classes permitem dinamicamente acrescentar as partes e atualizar o menu e o toolbar. É algo apropriado principalmente para grandes projetos desenvolvidos por times.

A chuva complicou a chegada de muita gente e até um pouco antes da hora prevista só estavam na sala eu e o apresentador (Marcelo Hideaki Azuma). A palestra foi começada com apenas três ouvintes, mas foi rapidamente enchendo (para ajudar uma das palestras ao lado foi cancelada porque o apresentador não chegou a tempo).

Windows Mobile e SQL Mobile - Aumentando a Performance da sua aplicação

Esta foi a palestra que eu menos gostei. Começou com o mal sinal, com o Marcio Boaro desdenhando outras plataformas, e foi morro abaixo. Parecia existir uma divergência entre o que estava escrito no PowerPoint e o que o apresentador tinha entendido. Para tornar um pouco mais divertida a apresentação, estava na platéia o Renato Haddad e pudemos assistir algumas discussões não conclusivas.

Windows Communication Foundation: Integrando aplicações

Uma palestra razoável, mas sem grandes novidades. Uma das poucas em que estourou o tempo.

Segundo o guia do evento, esta palestra ia falar também sobre como usar a solução "pear-to-pear", mas o tempo foi insuficiente. Será que estavam se referindo a isto?

Windows Communication Foundation: Segurança e Gerenciamento com WCF

Uma palestra muito boa, mas sobre a qual estranhamento lembro pouco. Devo confessar que estava meio sonolento... O apresentador foi o Mauro Santana, cuja voz é bem conhecida de quem fez os treinamentos do Programa Cinco Estrelas do MSDN.

Compatibilidade de Aplicações com o Windows Vista

Francamente, não esperava muito desta palestra, mas foi a que mais me marcou.

É inegável que a Microsoft faz um grande esforço para manter compatibilidade entre as versões do Windows, fazendo uma grande quantidade de testes e criando uma série de "adptações técnicas" para contornar programas mal comportados. Por outro lado, algumas decisões, notadamente as relativas a segurança, criam problemas tanto para programas como para usuários.

Uma das novidades do Windows Vista é deixar acessível ao administrador a base de dados de "adaptações técnicas". Este base de dados contém dezenas (centenas?) de aplicações (identificadas por nome do executável e/ou hashes e/ou outras coisas). Para cada aplicação pode ser indicada quais "adaptações técnicas" devem ser aplicadas.

A mais simples destas adaptações é mentir a versão. O Windows Vista é o Windows 6.0; o Windows 2000 é o 5.0 e o Windows XP é o 5.1. Algumas aplicações podem se atrapalhar com isto, seja por paranóia ("Versão de Windows Desconhecida!") ou por erro de programação ("se a versão é 5.1 é XP senão é Windows 2000...").

Uma mudança radical no Windows Vista é o tratamento dado ao Administrador. Na minha opinião, a encrenca toda é consequência da origem do Windows. O Windows surgiu no PC - Personal Computer. Normalmente, quem opera o Windows se considera (com razão ou não) o dono da máquina e espera poder fazer operações que em outros ambientes são de uso restrito, como instalar programas, mudar configurações, etc. O resultado é que quando foram introduzidas proteções, os usuários passaram a trabalhar sempre como administradores. A proliferação dos virus e a retomada do controle da TI sobre os computadores nas empresas grandes e médias criou uma grande encrenca.

A solução proposta pelo Windows Vista é o User Account Control. Basicamente ele tende a rodar as aplicações sob um usuário comum, mesmo se você estiver logado como Administrador. Para rodar uma aplicação realmente como Administrador com o UAC ligado, você precisa clicar com o botão direito e escolher "Run As Administrator". Se você não fizer isto, Coisas Inesperadas poderão acontecer quanto a aplicação tentar fazer uma operação que requer direito de administrador. O Windows poderá pedir uma confirmação, recusar com erro, recusar sem erro ou fazer uma "virtualização". A "virtualização" transforma uma ação que seria global (como escrever em determinados locais do Registry ou salvar uma configuração no Windows.ini) em uma ação restrita ao usuário. É de se esperar muita encrenca e choradeira por conta disto.

Uma coisa ainda mais radical é o Windows Resource Protection. A Microsoft resolveu restringir a atualização dos "recursos protegidos do sistema operacional" (praticamente tudo que está sob o diretório Windows) aos instaladores oficiais (marcados com o certificado digital da Microsoft). Não é mais permitido a um operador ou instalador substituir, modificar ou remover um módulo do sistema. É esperado que isto quebre um monte de instaladores.

Detalhes sobre a compatibilidade de aplicações com o Windows Vista podem ser encontrados aqui.

Concluindo

Valeu a pena? Eu diria que sim, não pelo conteúdo em si (que alguma hora vai estar disponível para download), mas por obrigar a parar por dois dias e meio e olhar outras coisas (ou coisas antigas de forma diferente).

Nenhum comentário: