quarta-feira, dezembro 06, 2006

TechEd 2006 - Dia 2

O segundo dia do TechEd 2006 (29/11/2006) começou com uma falha imperdoável que se repetiu no dia seguinte: não foi servido café antes da primeira palestra! O coffee break entre as palestras foi muito bom (principalmente entre a primeira e a segunda do terceiro dia), mas faltou um café para dar ânimo no início do dia (principalmente para quem ainda estava de ressaca do show do dia anterior).

Nesta edição do TechEd existia um número imenso de palestras. No processo de inscrição on-line você selecionava as que pretendia ver. Embora as recepcionistas na porta das salas tivessem um computador de mão (nada menos que o meu amigo SPT-1500, que não usa sistema Windows), ele era usado apenas para registrar as presenças. O controle da inscrição era feito visualmente, conferindo a lista impressa no verso do crachá. Uma vez começada a palestra e sobrando espaço na sala, a entrada ficava livre.

Seguem as minhas impressões sobre as palestras que vi neste dia.

Windows Vista para Desenvolvedores

Apresentou uma visão geral daquilo que um dia foi chamado de WinFx e acabou batizado com o infeliz nome .NET Framework 3.0 (o que merece um comentário mais longo o dia em que eu entender direito).

Desconfio que o marketeiro que definiu o nome dos "pilares" do .NET Framework 3.0 trabalhava antes fazendo press-releases para a Bill & Melinda Gates Foundation, já que todos tem o nome Windows * Foundation, exceto pelo Windows Cardspace, escalado às pressas para substituir o WinFS que não conseguiu ser feito.

Uma palestra boa mas não notável.

Soluções para os mais comuns desafios do Desenvolvimento de Windows Forms

Um segredo não muito oculto é que a Microsoft entregou aos apresentadores as palestras prontas (título, descrição, PowerPoint, exemplos, etc) do evento internacional. Fica difícil quem viu esta palesta do Alfred Myers acreditar isto, já que ele fez um trabalho excelente de adaptação. Cada parte da apresentação era precedida por um post falso do fórum MSDN, que imitava perfeitamente os posts reais (dos nicks estranhos ao estilo do texto).

A palestra em si girou em como contornar alguns "desafios" (bugs e limitações) do Windows Forms. Embora "mais comuns" seja discutível, várias pessoas (inclusive o próprio Alfred) já os tinham enfrentado na vida real. As "soluções" variaram entre derivar uma classe do .NET Framework e substiuir pequenos detalhes a fazer um complexo hook de mensagens para conseguir descobrir quando a visibilidade de um controle muda.

Windows Presentation Foundation: Construindo aplicações ricas e conectadas

O WPF (antigo Avalon) é a parte mais visível do Windows Vista. Esta palestra pode ser resumida ao Times Reader, que é um client para apresentar offline, via WPF, conteúdo do New York Times.

Uma coisa que ficou clara nesta palestra e na próxima, é a dificuldade de integração do WPF ao que já existe (Visual Studio, Windows Forms e mesmo ao SideBar do Vista). Algo que também merece um post mais longo quando eu entender!

Windows Presentation Foundation: Como fazer gráficos 3D na minha aplicação

O Fábio Galuppo seguiu um caminho diferente do Alfred: usou o PowerPoint original, em inglês. O resultado também foi bom, principalmente com a enfase sendo dado ao código.

Quem quiser ter uma idéia de como se programa em 3D com o WPF pode dar uma olhada neste capítulo extra do livro do Petzold sobre WPF.

Melhores Práticas para Criar Web Sites Escaláveis e com Amplo Acesso a Dados

Até hoje fiz muito pouca programação para Web e certamente nada que precisasse atender a número de grande de usuários, mas o título da palestra me interessou. Eurico Brás apresentou uma palestra muito boa sobre os fatores principais para criar sites escaláveis.

Uma curiosidade foi ver a importância prática de algo que mencionei quando falei do gerenciamento de memória no Windows 32 bits. O Windows cria um espaço virtual de 4GBytes para cada processo (o máximo que pode ser endereçado com 32 bits). Deste espaço, normalmente 2G são reservados para o sistema operacional, restando 2G para a aplicação. Normalmente as várias instâncias de um site rodam dentro de um único processo. Uma forma de melhorar o desempenho e eliminar alguns gargálos é usar chaches, o que aumenta o consumo de memória. Devido ao limite de 2GBytes, normalmente não adiante colocar mais que 3GBytes de Ram em um servidor web. No Windows Server 2003 existe uma opção para reduzir o espaço reservado ao sistema para 1GByte, neste caso faz sentido aumentar a memória do servidor até 4GBytes. Mais provavelmente não vai adiantar, pelo menos enquanto não tivermos a infraestrutura ampliada para 64bits (como já foi feito no SQL Server e no Exchange).

Nenhum comentário: