segunda-feira, outubro 30, 2006

Livro do Mês: The End

Meros 12 dias após sair da Amazon, chegou em minhas mãos The End. As resenhas na Amazon tem oscilado fortemente entre os que adoraram e os que detestaram o livro.

As críticas principais tem a ver com a falta de resposta a vários mistérios e ao final inconclusivo da história. Na minha opinião, quem leu os livros anteriores não devia esperar coisa diferente. O livro "Lemony Snicket: The Unauthorized Biography" já era bem emblemático: cada capítulo tinha como título uma pergunta frequente, riscada pelo autor e substituída por uma pergunta mais estranha e misteriosa.

O livro aborda diretamente estes questionamentos. Na parte das respostas, diz que muitas respostas são irrelevantes e que toda resposta traz mais perguntas. E algumas respostas importantes estão lá, mas nunca de forma direta. Com relação a um final inconclusivo, Lemony Snicket é categórico: é impossível contar "Toda a História". Existem infinitas histórias entrelaçadas e é tolice falar em início em fim. Daí, parar a história num ponto apropriado qualquer é o melhor que se pode esperar.

A trama em si do livro é muito boa. Novamente os Bauldelaires estão em algum lugar estranho, cercados de personagens únicos. É possível enxergar vários simbolismos para os acontecimentos, com conclusões conflitantes. E tem o clímax com a morte de dois personagens (que traz mais um imenso mistério não respondido).

E assim chegamos ao fim. Ou não.

Nenhum comentário: