segunda-feira, julho 31, 2006

Lista: Quatro Livros de Engenharia de Software

Para quem não viu ou não lembra, minhas regras para listas estão aqui.

Os livros listados abaixo discutem a atividade de desenvolvimento de software, apresentando filosofias, dicas e técnicas para ser um desenvolvedor melhor e mais feliz. Para ler e praticar!

  • The Mythical Man Month, Fred Brooks - Escrito há três décadas, por uma pessoa que gerenciou o desenvolvimento de sistema operacional para mainframe (OS/360), muito deste livro continua se aplicando ao dia-a-dia do gerenciamento de desenvolvimento de software. Continua sendo verdade que ao se colocar mais pessoas em um projeto atrasado a tendência é o projeto atrasar mais e nenhuma metodologia ou ferramento é a bala mágica (silver bullet) capaz de reduzir esforçoes de uma ordem de grandeza (de anos para meses, por exemplo). Um livro mais conceitual, não atrelado a nenhuma linguagem ou ambiente.
  • The Pragmatic Programmer, Andrew Hunt & David Thomas: Um livro repleto de filosofias e dicas práticas.
  • The Practice of Programming, Brian Kernighan e Rob Pike: Mais voltado aos detalhes do desenvolvimento em si, contém dicas práticas para o desenvolvimento de software, com exemplos em C, C++ e Java.
  • Rapid Development, Steve McConnel: Um tratado bastante completo sobre como evitar que um projeto vire um martírio. Muito bem organizado e recheado de estatísticas sobre projetos reais.

Nenhum comentário: