segunda-feira, dezembro 19, 2005

Revistas e Livros

Em 1976 comprei a minha primeira revista com alguma relação a computadores, a "1977 Electronic Experimenter's Handbook" da Popular Eletronics. Para quem não sabe, em 1975 a Popular Eletronics trouxe na capa o primeiro kit de microcomputador. Nos anos seguintes, comprei mensalmente a Popular Electronics e mais ocasionalmente a Radio Electronics (que também trazia artigos sobre microcomputadores).

Alguns anos mais tarde, encontrei no meu estágio alguns exemplares da revista Byte. A revista Byte foi uma das mais influentes nos anos 80 e seus artigos tinham uma abrangência e profundidade que nunca mais encontrei em outras revistas. Nos anos 90 a Byte foi aos poucos piorando, eu desisti de comprar quando saiu um editorial pedindo desculpas pelas brincadeiras das edições de abril... Atualmente a Byte existe somente eletrônicamente.

Em 81 eu conheci a revista Dr Dobbs, mais dedicada a software para micros. A Dr Dobbs continua firme e forte e pode atualmente ser assinada em formato eletrônico, uma boa opção para quem não pagar um dinheirão na banca ou sofrer com a inconstância do correio.

Uma das várias colunas da revista Byte era a "User's Column". O nome da coluna, escrita por Jerry Pournelle, se deve aos relatos feitos na visão de um usuário. Entretanto, o Dr Pournelle nunca foi um usuário comum, graças a seus contatos ele sempre obteve equipamentos e softwares de ponta (muitas vezes na cortesia, mas isso nunca atrapalhou o seu senso crítico). Um dos costumes da User's Column é ter o "livro do mês" (muitas vezes dois, o de informática e o não relacionado a informática).

Tentando copiar este costume, dentro das minhas limitações, vou colocar comentários curtos sobre os livros que tiver lido. No momento acabei de ler "The HP Way" de David Packard. Este livro se concentra mais nas filosofias empresariais da HP do que na sua história, mas é uma leitura fascinante. Mesmo dando um desconto para uma eventual não-isenção do autor, fica claro que a HP foi uma empresa espetacular. Ajuda também a entender porque os herdeiros de David Packard e Bill Hewlett foram contra à associação da HP à Compaq.

Nenhum comentário: